segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Versos

E continuou a escavação, com poesia a aflorar...

O poeta, plural e atemporal, descortina a vida magistralmente, em frente a nossos olhos, com leveza e simplicidade peculiar.

Grandeza guarda de sobra, mas singelamente nomeia palavras douradas como "Textos mínimos". Se vão três décadas, mas sua sagacidade revela a efemeridade de nossas tendências.

Textos mínimos
8.IX.1973

De repente fica na moda
não estar na moda.
Torna-se impossível
estar, estando.


Iluminado pela ciência disponível a poucos, percebe as incongruências de nosso modo de vida. Brinca com nossos valores e desvaloriza, ou melhor, revaloriza as escalas existentes. Altera a visão, busco novo ângulo.

Solto na jaula
o tigre observa
o Jardim Zoológico
do mundo.

Afiado em sua posição e fiado por sua importância, clama pela solução de problema antigo. Antigo e presente até hoje, apesar do tempo e da voz ecoada no passado. Sua rima esquecida, por desgosto ou interesse, ainda ecoa em tantos ouvidos.

Quando acabarem de consertar
este atrapalhado Rio de Janeiro
haverá morador
para o prazer de morar nele?
E haverá morada
para o morador?

Reformas antigas e necessárias, sabia ele descrevê-las com maestria. Bom humor e sinceridade à parte, via o erro chegar com tristeza, mesmo para um reino de alegria imensa. Alegrias a menos e tempo a mais, o problema persisti, sem ninguém revidar.

Carnaval Chegando
9.II.1974


Qualquer dia
decide o fisco:
Passistas
bateristas
destaques
mestres-salas
porta-estandartes
trabalhadores autônomos
da folia
devem pagar imposto de alegria

Ao fim, como análise certeira, contrapõe o cotidiano, preocupação rotineira. Jogo com palavras o balanço da vida. Destaca tão firme a justa medida.

Esparsos de 1976
Repetição

Aumenta o salário mínimo?
O custo de vida, máximo,
torna o mínimo mais mínimo
criando o mínimo máximo.

Ah, poeta! Quem dera eu poder transcrever, assim com quem nada querer, anseios, angústias de um bem viver. Licença prefiro pedir para, de minhas, suas palavras eleger.

Nenhum comentário: