sábado, 13 de setembro de 2008

500

Já falei 500 vezes...

Expressão popular, um tanto antiga, o mesmo tanto corriqueira, após este post cairá como uma luva neste blog de mal traçadas linhas.

O Brasil já comemorou 500 anos. Quase nada frente à idade do universo conhecido, ou 13,7 bilhões de anos. Uma eternidade para a vida média do brasileiro, por volta de 76 anos.

Houve um tempo que 500 réis eram comuns. Quantia marcada em muitas memórias e evocada para representar algum volume qualquer de dinheiro.

Quem tem quase 500 mil dólares é rico. Basta um pouquinho mais para se tornar praticamente um milionário. Se bem que, hoje em dia, up mesmo é ser bilionário.

Com hiperinflação, tivemos uma nota de 500 mil cruzeiros! Pobre Mário de Andrade, elegido para estampar um ícone da mazela financeira do Brasil de outros tempos. Merecia homenagem melhor.

E por falar em cédulas, lembro vivamente de uma outra, de apenas 500 cruzeiros. Colorida, mesmo que com tons de roxo e verde, celebrava a diversidade étnica do povo. Perdeu seu valor, como tantas outras, até o dia em que eu podia ter alguma para comprar balas.

Disputar as 500 milhas de Indianápolis é um grande desafio. Só não da pra ser com um cinquecento (500). Mesmo com a Fiat o revisitando, para muitos ainda é um quase carro. Ao menos é econômico e conseqüentemente ecológico.

Se os 300 de Esparta fossem 500, talvez tivessem conseguido derrotar Xerxes. Foram bravos não há dúvida, mas o ímpeto conquistador dos persas os superou. Se bem que, mesmo em maior número, ainda seriam recursos espartanos.

Com o dobro de 500 posts, mais 1, terei condições de fazer as vezes da Sherazade. Ainda me daria ao luxo de, ao invés de contar as histórias ao sultão, deixava ele conectado na Internet, a ler os 1.001 posts.

Superlativos 500, muitas vezes é nebulosa nossa relação com eles. Quando comecei este blog, os textos eram menores, certamente com menos de 500 letras. Atualmente dá trabalho controlá-las. Não sei até quando elas estarão dispostas a comparecer diariamente, mas aí são outros 500!

Nenhum comentário: