quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Searchme

Reféns da imagem, adoramos a estética.

Humanos inegavelmente se apegam a padrões visuais. A capacidade visual compõe nossos sistemas de básico de comunicação, com a interpretação de gestos e expressões.

Mestres em identificar nossas tendências neste campo, o pessoal da Apple sabe bem como aproveitá-las. Ninguém duvida de sua capacidade em nos conquistar pela beleza dos produtos.

Quantos símbolos não estão codificados em nossa genética? Chaves secretas para acessar influências inconscientes! Lembro até do papo das mensagens subliminares...

A turma de desenvolvedores da maçã vem fazendo escola. Seus conceitos e estilos se disseminam e passam a ser apresentados por outros participantes da comunidade digital.

Um exemplo é o site de buscas Searchme. Lá os resultados de pesquisas são apresentados através de miniaturas, permitindo sua escolha pela sua cara. A navegação por elas se assemelha a do iTunes, e de outros recursos do MacOSX.

E não para por aí... As buscas específicas por vídeos e imagens, disponíveis no canto superior esquerdo, retorna com velocidade e quantidade de informação impressionantes. Sem contar o conforto em sua exploração.

Experimentem também clicar e arrastar uma imagem ou página. O efeito visual é divertido e eficiente. No canto superior direito, ainda em beta, podemos construir nosso acervo pessoal de resultados. O serviço continua evoluindo e se torna cada vez mais adequado aos novos tempos tecnológicos.

Com o mesmo apelo visual, o plugin para o Firefox chamado WebMynd começa prometendo bastante. Com ele mantemos o histórico de páginas visitadas em um armazém virtual visual. Armazenados pelo período de 30 dias, podemos consultá-los por linha de tempo ou painéis de exposição de miniaturas das páginas.

Há configuração para bloquear página para exclusão do processo. Páginas seguras (HTTPS) também não são mantidas em seus registros. Todos os recursos arrastáveis e clicáveis. A atualização das miniaturas ainda apresenta problemas, mas é apenas questão de tempo para o serviço se firmar.

Caminhamos para uma interface mais amigável para seres humanos. Saudosos tempos das interfaces de linha de comando... Sucesso atrelado a belas paisagens. A antiga fórmula parece se confirmar plenamente. Vale ainda também a máxima, para certa precaução, de quem vê as caras não vê os corações.

Nenhum comentário: