domingo, 28 de setembro de 2008

Batismo

Batismo, momento de iniciação!

Com suas raízes bem distantes no tempo, marca a transmissão de um legado, uma missão, um compromisso, um presente. Presente da participação em uma vida consciente do amor.

Sendo presente, é proposição, jamais imposição. Pais e padrinhos emitem o convite e cuidam, enquanto possível, para que ele seja lembrado.

Convite feito de vivência, exemplo de vida, modelo. Convite cunhado com a própria alma, com a doação de seu ser e o testemunho concreto no cotidiano.

Pais se comprometem em presentear com mais do que a vida biológica. Encontram mais um pedaço do coração para doar na construção da vida espiritual. Contribuem cada qual com sua parte na formação do novo coraçãozinho.

Padrinhos são mais importantes do que meros substitutos em tempos piores, como na falta dos pais. São modelos de conduta na fé. Inspiração e inspiradores do sopro, do ânimo, na fraternidade e na solidariedade humana.

Esqueçamos o ensino do egoísmo, do individualismo. Isso o mundo se encarregará de ensinar. Mais forte devemos ensinar a partilha e a caridade. A preocupação com o bem comum, em prol de todos. Sem exclusão, sem preconceito, sem distinção!

Primeiro sinal da graça em sua vida cristão, o sacramento nos motiva à celebração! Celebrar a vida e seu exercício pleno. Comemorar a irmandade universal de toda a pessoa humana. Jubilar pelo dom da existência em toda plenitude de sua beleza.

Somos irmãos de todos, batizados ou não. Católicos, espíritas, budistas e muçulmanos, ou seja qual for a denominação, estamos inegavelmente conectados através de nossa humanidade. Batizados, nos diferenciamos apenas pela indiscutível ciência transmitida desta universalidade do amor!

Nenhum comentário: