quarta-feira, 17 de setembro de 2008

QRCode

Brincadeira divertida, decifrar enigmas ganhou nova versão.

A onda ainda está longe daqui, mas poderemos pegá-la, em breve. Ler etiquetas de QRCode, para obter informação de produtos ou promoções, começa a ser possível em alguns lugares do mundo.

Por meio de variados gadgets, softwares especializados decodificam suas informações e revelam os segredos destas estampas de pontinhos negros.

Conhecia o padrão de identificação no mundo da automação comercial. Jamais podia imaginar que ele pudesse ganhar utilização mais interessante.

Os difundidos códigos de barras são extremamente úteis. Com a profusão de produtos e especializações seu poder de representação ficou limitado. Suas duas dimensões, com apenas 12 a 25 dígitos embutidos, se tornaram insuficientes.

É verdade que não são bem duas dimensões. Existe apenas uma, como uma linha, necessitada do auxílio da altura das barras, para permitir sua correta localização e decodificação. Mais uma dimensão poderia ajudar bastante...

O verdadeiro código bidimensional é o QRCode. O mapeamento de seu espaço dispõe de potencial informativo suficiente para muito mais representações. A utilização do novo conceito se tornou possível com a evolução das diversas tecnologias de imagem, desde a captura até o reconhecimento.

Prático e rápido, o sistema com softwares em celulares promove a especificação de produtos a um novo patamar. Imaginem a quantidade de detalhes nutricionais, de algum produto alimentício, disponíveis em uma pequena imagem, acessível a um simples clique do telefone, sem a necessidade destrinchar letrinhas minúsculas.

Ou então, as inúmeras utilidades em promoção e marketing para lojas, nas ruas ou shoppings, aumentando a interação entre consumidor e fornecedor. Além disso, a figura sem informação direta pode até decorar, ou virar item de estilo e estética.

Talvez demore um pouco sua chegada por aqui. Nem conseguiremos determinar quanto tempo a moda durará. Pode ser apenas o vírus da tecnologia, mas tem muita gente esperando para poder experimentar. Eu não vejo a hora...

Nenhum comentário: