sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Googleversário

Tá com uma boa idéia? Manda pro Google!

O gigante da Internet completa 10 anos e quem ganha um belo prêmio é você. Isso mesmo, ele também envelhece... Em matéria de tecnologia, já é uma idadezinha avançada.

Festejos acontecerão aos montes. Há, por exemplo, uma página comemorativa com o retrospecto dos fatos neste último período de sua história. Uma linha do tempo bem interessante e recheada.

Mas, falemos de prêmio... Batizado de Project 10100 , a iniciativa pretende eleger 5 grandes idéias, colhidas pelo planeta, através da rede, que mudem o mundo ajudando um número máximo de pessoas, tanto quanto possível.

As inscrições devem ser feitas até 20 de outubro. Eles publicaram 100 idéias selecionadas, para que nós escolhamos 20 semifinalistas. Então, um comitê da empresa elegerá as 5 melhores idéias. Valor do prêmio: US$ 10 milhões para dividir entre os premiados.

É certo que uma bilionária corporação, com caixa acima de US$ 50 bilhões disponíveis, poderia oferecer algo mais generoso. Afinal, são 10 anos de vida! De qualquer forma, se sobrar só um milhãozinho já é um bom começo para dar vida à idéia.

Propõem definir o menor número de regras possível. Os candidatos devem se enquadrar dentro de determinadas categorias, que irão nortear as avaliações. São elas: comunidade, oportunidade, energia, ambiente, saúde, educação, moradia ou outros (para o caso de não se encaixar nas anteriores).

Independentemente da categoria, pelo menos 5 critérios de avaliação estarão em jogo: alcance, profundidade, viabilidade, eficiência e longevidade. Disfarce de brincadeira, mas assunto de seriedade extrema. Ares de empreendimento bem gerido e com padrões de excelência.

Basta por as mãos à obra! E a cabeça também... Pensar em algo inovador, em tempos de tanto desgaste da inovação, é realmente desgastante. Qual idéia merece tamanha distinção? O que distinguirá, em um espectro tão abrangente, os grandes vencedores? Uma parceria desta monta pelo menos é um bom motivo para o esforço... O mundo agradecerá.

Nenhum comentário: