quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Futebolístico

"Futebol é uma caixinha de surpresas".

Chavão memorável, desconheço brasileiro que nunca o tenha ouvido ou proferido. Também não é para menos, afinal vivemos na terra da pelota...

Depois da espetacular experiência do Museu da Língua Portuguesa, único no gênero em âmbito mundial, seremos agraciados com outra novidade do mundo das memórias e exposições: o Museu do Futebol.

Até aí, nenhuma surpresa... A intimidade tupiniquim com a redonda é mais do que consagrada. Paixão antiga, somos herdeiros primevos do real esporte inglês e fazemos questão de reivindicar nosso reconhecimento.

Surpreende o fato de ser extremamente tecnológico, com poucos objetos, fundado em apresentação de vídeos, fotos e atrações interativas.

O espanto não é pela tecnologia, pois somos um país apto e ávido para tanto. Porém, com tanto história em campo, não devem faltar objetos ligados à memória do esporte em nossos clubes, cidades e confederações.

Sobressaltos à parte, o espaço em pleno Estádio do Pacaembu, mais precisamente sob as arquibancadas, parece fazer jus ao investimento de mais de R$ 35 milhões, com iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo.

Em seus 6.900 m2, 6 horas de vídeo e quase 1.500 fotos, podemos apreciar, e de certa forma vivenciar, boa parte da desenvolvimento do esporte bretão em nossa terra. Há salas para todos os fins e gostos.

Na Sala dos Rádios, narrações que eternizaram gols em nossa memória. Na da Exaltação, num grande vão livre, projeção de fotos de torcidas, com a execução de seus hinos, dos mais variados escretes. Em uma área dedicada a ciência do futebol, se observa o movimento da bola de ângulos inusitados, o funcionamento do corpo de uma atleta ou testa sua precisão em pênaltis.

Outros tantos espaços estarão disponíveis, como uma sala a homenagear 25 craques brasileiros, expondo suas imagens em tamanho real, suspensos no ar, como anjos a zelar pelo espírito esportivo. Diversão para os olhos, ouvidos e alma!

A inauguração está programada para o final do mês de outubro. Aos amigos espectadores televisivos de final de domingo, fãs das disputas no grande gramado, uma excelente alternativa. Seguramente muito melhor do que agüentar as maçantes discussões de programas de "mesa redonda".

Nenhum comentário: