quinta-feira, 11 de setembro de 2008

LHC

Apocalípticos do mundo, manifestai-vos!

A máquina do juízo final foi acionada ontem. Ao menos é a opinião contraditória de algumas pessoas... Para a grande maioria se trata do experimento de suas vidas, o LHC.

Enredo assim lembra até uma antiga graphic novel, editada em quatro volumes, chamada Odisséia Cósmica. Lá as tais máquinas existiam, mas não eram tão experimentais.

Na história, Batman, Super-homem, Lanterna Verde, dentre outros conhecidos super-heróis, se unem aos deuses de Nova Gênese, além de Darkseid e Etrigan!

Juntos tentarão impedir uma poderosa entidade de antimatéria de ativar as tais máquinas do juízo final, que porão fim a estrutura do universo, permitindo seu domínio em nossa dimensão.

Já o acelerador de partículas recém ativado em nada se assemelha a ficção. Seus idealizadores objetivam apenas investigar as fronteiras da física, procurar respostas para antigos problemas, com condições muito particulares para sua ocorrência.

Com 27 quilômetros de extensão, em uma grande circunferência a atravessar o território da França e Suíça, sua grandiosidade é espantosa. Doze anos de elaboração, mais de 10 bilhões de dólares, energias capazes de acelerar partículas praticamente a velocidade da luz e temperatura quase no zero absoluto (-273 oC)!
Iniciou o funcionamento agora para começar a produzir os primeiros resultas em 21 de outubro. O problema é que alguns cientistas supõem ser possível a geração, em seu interior, de uma catástrofe de dimensões cósmicas. Algo como um buraco negro, por exemplo.

Apesar da notável opinião contrária de físicos eminentes, como Stephen Hawking, nada os demove dessas afirmações. Fato é que a maioria destas teorias é absurda e as questões envolvidas foram minuciosamente testadas e revistas, por legiões de renomados físicos, deixando nenhuma margem para imprevistos.

Mesmo que um buraco negro fosse produzido no interior do LHC, ele seria infinitamente menor que um grão de areia, com um tempo de vida de 0,0000000000000000000000000001 segundos!

Com a velocidade que seria criado, atravessaria as paredes do acelerador e estaria muito longe, no espaço, em brevíssimo tempo. Se fosse possível sua desaceleração monstruosa, mantendo-o no planeta, acabaria no seu centro, incapaz de adquirir massa suficiente e se tornar perigoso. [1]

Além do mais, até agora tudo parece bem, afinal ainda escrevo após 24 horas do início de operação :). Em breve, poderemos saber dos resultados dessa maravilhosa odisséia humana, desvendando fenômenos inéditos e nos fazendo compreender um pouco mais a existência.

Fiquemos atentos! Passaremos a nos preocupar se avistarmos os tais quatro cavaleiros, prenúncio de tempos piores... Espera aí! Um momento... Parece que já andam cavalgando por aqui, bem antes de qualquer acelerador. Ai!

Nenhum comentário: