quinta-feira, 1 de maio de 2008

Bookcrossing

Livros agitam mentes e povos.

Guardiães das idéias humanas, perpetuam há imemoráveis tempos o conhecimento expresso em suas linhas. Inventar o registro escrito foi grande salto para humanidade.

O fervor de seu conteúdo move mundos. Provoca as pessoas e as fazem ter mais idéias. Há mais de 6 meses postei um texto sobre a troca de livros, ocorrendo em alguns lugares do Brasil.

Descobri nesta semana que o movimento é mundial: o Bookcrossing. Em seu site, podemos nos cadastrar para participar e conhecer as idéias desse grupo.

Baseado em 3 "erres" (Read, Register e Release, na língua original), o movimento vêm já há alguns anos promovendo o intercâmbio de livros e opiniões sobre eles, sempre com o espírito altruísta de compartilhar os prazeres da leitura indistintamente.

Uma vez registrados no site, podemos indicar o local onde a obra será deixada, para facilitar o acesso de quem busca ler seu texto. Em muitos casos, o interesse pode surgir após o contato com a opinião emitida pelo leitor.

Contanto com mais de 670.000 inscritos, em 130 países, é universo riquíssimo para explorarmos dicas e resenhas sobre os mais diversos títulos publicados. Depois de apreciá-lo, a única coisa a fazer é libertá-lo, como gosta de anunciar o site.

Reside neste ato o conceito mais belo da iniciativa. Fazer com que o livro seja lido. Um livro só é livro se for lido. Quanto mais isso ocorre, mais livro ele se tornará. Livros aprisionados em estantes, acumulando poeira, são tristes condenados a um destino fatídico de inatividade.

É muito bacana também a idéia de podermos acompanhar o trajeto do exemplar. Que caminhos pode tomar algo libertado por nós? Qual o alcance da viagem de carona de nossos amigos celulósicos?

No Brasil, a iniciativa carece de maior entendimento. Segundo reportagem da revista Época, desta semana, apenas cerca de 20% dos livros dispostos continuam em circulação depois de recolhidos. Excesso de zelo com livros? Falta de intimidade com a leitura? Vício "cultural" tupiniquim?

Em qualquer das alternativas, o importante é confiar que a iniciativa triunfará. Além de acesso aos seus conteúdos, ela permite acesso ao conteúdo de idéias colaborativas, dignas do encontro do comunitarismo humano.

Nenhum comentário: