domingo, 11 de maio de 2008

Escultora

Escultoras de almas, a responsabilidade das mães é imensa!

Certo dia, o pequeno Carl Sagan chegou da escola e contou a sua mãe: "Sabia que se cruzarmos o oceano, do outro lado chegaremos à África?". Em resposta, sua mãe lhe questionou por que ele acreditava ser essa a verdade.

Nascia certamente, naquele momento, o espírito questionador do cientista. Espírito que o acompanhou por toda vida e o fez reconhecido como grande divulgador do pensamento científico e dos segredos do universo.

Quem assistiu ao filme "Ray", com a biografia de Ray Charles, pode ver como mesmo a dureza materna é transformadora. Sua mãe, desde os primeiros problemas do filho, educou para não aceitar tratamento diferenciado por sua deficiência.

Tornado músico de renome mundial, percebemos a força incutida em sua infância por quem foi dura por amor. Outra atitude o teria lançado na escuridão da autocomiseração. Sua mãe lhe trouxe à luz uma segunda vez, foi "raio" divino definitivo.

Tom Jobim, como descrito em sua biografia, de autoria de sua irmã, foi agraciado com mãe provedora, de cultura e comportamento. Em um episódio emblemático, ela estava com os dois filhos pequenos em um bonde, quando a pequena, balançando os pezinhos, lançou o sapatinho na rua.

Ao perceber o ocorrido, a mãe rapidamente pegou o outro sapatinho, tirou-o e jogou-o na rua. Questionada pelo feito, ela respondeu: "assim pelo menos quem encontrar, encontrará o par para poder usá-lo.".

Por toda a infância, Padre Júlio Lancellotti viu sua mãe trabalhar por crianças e pessoas desfavorecidas. Provavelmente a acompanhou em muitas jornadas. Formado pedagogo e sacerdote, que outros caminhos ele escolheria no seu trilhar da vida?

Imensa responsabilidade a materna! Missão divina e sublime na construção da sociedade. Tamanha inspiração só podia ser comemorada mesmo no dia de Pentecostes. Amor de mãe sem dúvida é dom do Espírito Santo.

Nenhum comentário: