quinta-feira, 29 de maio de 2008

Everest

Chegamos à era espacial, há algumas décadas, mas desafios terrenos ainda nos encantam.

Comemorando os 50 anos de sua conquista no dia de hoje, 29 de maio, o monte Everest mantém sua aura de grandiosidade e ousadia. Meio século depois, o teto do mundo permanece ao alcance de poucos...

Localizado no Himalaia, entre o Nepal e o Tibete, poderia existir local mais adequado, mais misterioso, para existir esse mítico ícone geográfico?

Seu nome, mundialmente conhecido, em homenagem ao topógrafo responsável pelo seu registro, denota o passado influente dos ingleses a conhecer e desbravar o mundo, pelos quatro cantos do planeta.

Batizado de Sagamartha (rosto do céu), pelos nepaleses, e Qomolangma (mãe do universo), pelos tibetanos, denota o impacto de sua presença em suas culturas regionais.

Simplistas podem pensar: mas é apenas um monte! Pois é, mas, dispensadas avançadas tecnologias, subir o pico na raça incorre em morte ao menor deslize. Ambiente inóspito a vida humana, apesar de tão próximo de nossos cotidianos ambientes.

Só que aventureiros gostam assim, com todo o risco possível. Nem cilindros de oxigênio, para as altitudes com atmosfera extremamente rarefeita, são aceitos. Invalidaria a expedição! Como se com essa proteção ainda não fosse arriscado.

O monte já um recanto um tanto quanto conhecido. Já há preocupação com as contínuas expedições, possivelmente degradando a região. Porém, quantos outros recantos continuam inacessíveis em nossa casa celeste? Fossas abissais são só um dos exemplos. Há muitos outros pontos extremos da Terra.

Em nossa própria morada somos defrontados com nossa pequenez. E ainda sonhamos em povoar as estrelas... Como somos pretensiosos! Ainda bem.

Um comentário:

René disse...

Com um interessado no assunto, peço licença para colaborar com seu post sobre o Everest, Evandro. Li um livro excelente, onde podemos subir e descer a montanha junto com o autor, que descreve magistralmente sua aventura em 1996. Infelizmente houve uma tragédia, mas há muita reflexão sobre a 'loucura' de subir a grandiosa montanha. Chama-se "No ar rarefeito", http://tinyurl.com/6kt6dq.