sexta-feira, 30 de maio de 2008

Femtocell

Quem não gostaria de ter sua própria operadora?

O mercado de telefonia celular está mais do que aquecido. Há um bom tempo o brasileiro já possui mais celulares do que telefones fixos.

A tendência é possuirmos apenas os nossos pequenos aparelhos portáteis. Um único número para sermos localizados em qualquer lugar. Sem contar com o fato de fazerem muito mais do que telefonar...

Também não podemos negar a diferença de custos entre as tecnologias. Ainda é muito mais em conta fazer ligações através de telefones fixos.

Seria bom se eles funcionassem como fixos, quando chegássemos em casa. Pois já é possível! E não me refiro a serviços oferecidos pela companhias de celulares, como o Tim Casa. Uma das últimas alternativas é um equipamento: a femtocell.

Funciona como uma estação rádio-base, tal qual das operadoras de telefonia celular, só que com o alcance para suprir o sinal dentro de uma residência. Ela conecta o celular a um número de telefone, através da Internet. É mais uma solução seguindo a tendência de convergência digital.

Com esse equipamento, ao entrar na residência, seu celular detecta essa nova fonte de sinal e comuta para sua utilização. O processo é automático e as ligações passam a ser feitas e recebidas pela nova fonte.

A solução é incipiente, mas com suas prerrogativas não demorará a estar disponível facilmente. Grandes empresas de telefonia se antecipam e estão no páreo. Em alguns mercados mundiais, empresas como a Motorola já possuem soluções.

E imaginar que, não faz muito tempo, era comum às pessoas "pescarem" sinais de celular pela rua. Ficavam a chacoalhar os aparelhos, na esperança de conseguir um bom sinal. Agora, definitivamente ficará mais difícil desgrudar destes aparelhinhos.

Pior para as operadoras de telefonia fixa. Sua situação já estava ruim, com a perda de mercado para os celulares e a Internet, nas chamadas móveis e de longa distância. Deverão se dedicar ao provimento de acesso em banda larga, serviço que podem prover com competência.

É... Talvez nem seja uma boa idéia ter uma operadora.

Nenhum comentário: