segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Errante

Poderia um livro errar?

Todo livro é expressão humana. Podemos até desconsiderar os mal-intencionados, manipuladores, recheados de vieses ideológicos, noticiados recentemente. Porém, como legítima expressão é difícil os imaginar errando...

Acontece que algumas pessoas tiveram a feliz idéia de fazê-los errar. Errar ao andar sem rumo certo, percorrer livremente: é o projeto livro errante.

A iniciativa partiu de pessoas que se propuseram a deixar livros pela cidade (Porto Alegre ou Recife, Manaus ou Brasília, não consegui precisar qual), a disposição de quem desejar lê-los. O único compromisso é, após terminar a leitura, deixá-los novamente em algum lugar que alguém posso pegá-los.

Os lugares escolhidos são praças públicas, pontos de ônibus, portas de escolas, shoppings. Lá os livros são largados para errar, com o aviso de como proceder em seu compartilhamento.

A idéia surgida em comunidades do Orkut é uma forma de "viralizar" o prazer da leitura. Assim, despretensiosamente, possivelmente as pessoas sejam contaminadas por esse bichinho e o passem para frente.

Unir idéias comunitariamente, agir desapegadamente e confiar na curiosidade humana são bons componentes de uma receita de mudança social. Reflitamos!

2 comentários:

Regina Porto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá. o grupo da comunidade Livro errante do Orkut, para comemorar 1 ano da iniciativa, adotou uma escola pública da cidade de Poços de Caldas-MG, para lá cada um de nós enviamos mensalmente 1 ou mais livrinhos infantis. e agora em fevereiro estamos fazendo a mesma coisa com outra escola pública da cidade de Umbuzeiro - PB; temos um blog também, visite a gente: www.livroerrante.blogspot.com

abraço