quinta-feira, 15 de maio de 2008

Innocentive

Mercadores de idéias, regozijai-vos!

Bem do futuro, quase presente, o conhecimento ganha espaços para sua negociação. Websites diversos provêem mecanismos para o funcionamento do novo mercado.

No endereço do Innocentive, tudo começou com a proposição de problemas para solução por quem ousasse enfrentá-los. Empresas com tentativas internas esgotadas decidiram lançar o desafio ao mundo.

Pesquisadores dos mais distantes recantos do planeta, na ativa ou aposentados, profissionais ou amadores, tem a chance de colocar suas idéias à venda e angariar um bom retorno financeiro.

Os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das grandes empresas continuam a existir, mas ganharam novas extensões, praticamente globais, ao possibilitar que qualquer pessoa apta a contribuir possa fazer parte do processo de elaboração das soluções para seus produtos.

Pouco demorou para pessoas, abundantes em criatividade e idéias, começarem a anunciar seu "estoque" de criações na grande feira de conexões neurais. A iniciativa ganhou assim a outra mão, fazendo o caminho inverso do criador ou utilizador de conhecimento.

Comunidade acadêmica e o mundo empresarial possuem um canal único para troca de conteúdo e potencial. Sinal dos novos tempos, vemos a sublimação da capacidade humana em se reunir e produzir sua realidade, mesmo que em troca de alguns bons bocados de recursos financeiros.

Outros espaços de classificados de idéias existem, como o Yet2. Sua abordagem mais tecnológica remove a aura acadêmica e favorece as soluções mais acabadas, específicas. Idéias antes protegidas e escondidas, grandes segredos, são expostas para poderem se realizar. Antes, muitas poderiam acabar no limbo dos iluminados, mas jamais conhecidos...

Empresas com imenso capital intelectual, muitas vezes desaproveitado, como IBM, HP, dentre outras, aproveitam para anunciar parte de seus projetos não utilizados. Mesmo pequenas empresas, detentoras de algum esquecido conhecimento, o fazem. Aquilo que não me serviu pode ser útil a outra. E gerar renda!

Novo mundo, novos rumos. Há pouco tempo guardados como segredo de estado, conhecimento desenvolvido internamente está sendo exposto, para ser livre e produzir resultados. Em épocas de eBay intelectual, talvez seja o momento de conhecer os desafios propostos e se engajar nesta nova onda. Desafio lançado, quantos bons resultados surgirão, não é?

Nenhum comentário: