Já ouviu falar do Craigslist?
Pois é, muita gente não ouviu e talvez nunca ouça. Enorme sucesso pelo mundo na Internet, supera hoje em acessos até a Amazon, mas é pouco divulgado.
Eu mesmo conhecia sua versão americana, existente desde 1995, mas fiquei sabendo nesta semana de sua localização para São Paulo. No fundo, a notícia da revista Época anuncia sua "inauguração" em 8 novas cidades brasileiras.
O site é o maior portal de classificados gratuitos da Internet. Negócio de inusitado sucesso, em março de 2008 foram 40 milhões de usuários, 10 bilhões de páginas visualizadas e 30 milhões anúncios colocados. Ufa! Volume para muito poucos...
Sabe quanto é o custo para publicar anúncios em suas páginas? Zero! Eis a inusitada situação. Depois de anos de trabalho em grandes corporações capitalistas (IBM, Bank of America...), Craig Newmark decidiu criar uma lista de classificados grátis, para os amigos, por pura diversão.
Praticamente uma utopia hippie, seu criador não aceita conversa com investidores, vive modestamente e dispensa pretensões de mega crescimento. Apenas no ano 2000 começou a cobrar por anúncios de empregos, em 10 cidades americanas e de imóveis na cidade de Nova York. O restante continua gratuito.
Promovido no boca a boca, de e-mail em e-mail, numa das primeiras manifestações do marketing viral. Com toda essa singeleza, a empresa faturou US$ 55 milhões em 2007, com previsão de US$ 81 milhões de faturamento para 2008!
Desafio para o entendimento das mentes capitalistas. É possível a boa intenção bastar para o sucesso? Desejar o suficiente é uma boa alternativa, em contrapartida ao desejo de sempre mais? Revolução bem feita é assim!
Seu logotipo é indubitavelmente adequado. O "Símbolo Paz e Amor", utilizado como ícone do empreendimento, é quase um desafio, uma cutucada no establishment. Com seu jeitão anos 70 de ser, eles tomaram boa parte da receita de classificados dos jornais impressos. Incômoda pedra no sapato de quem já vem perdendo mais fatias para outras iniciativas.
A Internet novamente é palco e promotora de mudanças. Viabilizadora de novos meios, subverte as estruturas ao dispor condições de reinvenção. Grandes idéias, ideais flower power finalmente se concretizam, em tempos futuros.
Sonho humano e semente incutida em cada alma, a ação em grupo sempre se demonstra valiosa alternativa. União de esforços pelo bem comum! Que muitas outras "listas" sejam possíveis sempre.
Pois é, muita gente não ouviu e talvez nunca ouça. Enorme sucesso pelo mundo na Internet, supera hoje em acessos até a Amazon, mas é pouco divulgado.
Eu mesmo conhecia sua versão americana, existente desde 1995, mas fiquei sabendo nesta semana de sua localização para São Paulo. No fundo, a notícia da revista Época anuncia sua "inauguração" em 8 novas cidades brasileiras.
O site é o maior portal de classificados gratuitos da Internet. Negócio de inusitado sucesso, em março de 2008 foram 40 milhões de usuários, 10 bilhões de páginas visualizadas e 30 milhões anúncios colocados. Ufa! Volume para muito poucos...
Sabe quanto é o custo para publicar anúncios em suas páginas? Zero! Eis a inusitada situação. Depois de anos de trabalho em grandes corporações capitalistas (IBM, Bank of America...), Craig Newmark decidiu criar uma lista de classificados grátis, para os amigos, por pura diversão.
Praticamente uma utopia hippie, seu criador não aceita conversa com investidores, vive modestamente e dispensa pretensões de mega crescimento. Apenas no ano 2000 começou a cobrar por anúncios de empregos, em 10 cidades americanas e de imóveis na cidade de Nova York. O restante continua gratuito.
Promovido no boca a boca, de e-mail em e-mail, numa das primeiras manifestações do marketing viral. Com toda essa singeleza, a empresa faturou US$ 55 milhões em 2007, com previsão de US$ 81 milhões de faturamento para 2008!
Desafio para o entendimento das mentes capitalistas. É possível a boa intenção bastar para o sucesso? Desejar o suficiente é uma boa alternativa, em contrapartida ao desejo de sempre mais? Revolução bem feita é assim!
Seu logotipo é indubitavelmente adequado. O "Símbolo Paz e Amor", utilizado como ícone do empreendimento, é quase um desafio, uma cutucada no establishment. Com seu jeitão anos 70 de ser, eles tomaram boa parte da receita de classificados dos jornais impressos. Incômoda pedra no sapato de quem já vem perdendo mais fatias para outras iniciativas.
A Internet novamente é palco e promotora de mudanças. Viabilizadora de novos meios, subverte as estruturas ao dispor condições de reinvenção. Grandes idéias, ideais flower power finalmente se concretizam, em tempos futuros.
Sonho humano e semente incutida em cada alma, a ação em grupo sempre se demonstra valiosa alternativa. União de esforços pelo bem comum! Que muitas outras "listas" sejam possíveis sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário