quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Efetivamente

Vícios de linguagem vêm desapercebidamente.

Usamos algumas expressões, nem sempre incorretas, mas insistentemente presentes. Sua persistência no discurso acaba incomodando ao ouvido.

Dia destes, sem mais nem menos, um amigo me chamou a atenção para o fato de eu usar constantemente o advérbio "efetivamente".

Até aquele momento eu pouco percebia o fato, mas bastou a menção para, cada vez que eu proferia a palavra, parecer estar gritando a bendita dentro da minha cabeça!

Comecei a prestar atenção e me espantei quantas vezes eu estava na eminência de usá-la. Passei a policiar meus instintos e tentar evitar seu uso. Ainda não consegui avaliar se estou conseguindo ser efetivo no policiamento.

Fiquei mais encasquetado ainda com a motivação desta quase muleta. Por que minha instantânea e sempre presente inserção do conjuntinho de letras. Senti como uma necessidade em reafirmar, dar validade, as idéias expressas, ao conjunto exposto.

Passei a notar a presença da simpática palavra no discurso de muitas pessoas. Aliás, no evento da semana passada, mencionado em post recente, foi campeã de audiência. Depois de que prestei atenção em mim, o uso por outras pessoas também está realçado.

De repente, é culpa do autor do Efetividade.net? Propagando tantas idéias boa para otimizar as mais diversas áreas do cotidiano, se há culpa, certamente passa longe de sua autoria. No máximo, está apenas relacionado ao clima de nosso tempo e o tema de seus textos.

Será talvez conseqüência de épocas em busca por maior eficiência? Ou da busca proposição de mais verdades, em momentos desnorteados da vida comum? Quem sabe apenas um floreio inadequado, daqueles grudentos que pegam e nem ajax consegue arrancar.

Tantos outros vícios podem existir e nem percebemos. Apesar de prestar atenção, ainda me pergunto se não acabamos apenas usando sinônimos para substituí-los. Com efeito, de fato e na realidade, efetivamente fica a dúvida... :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é sim, um post que efetivamente deve ser lido!