quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Casmurros

Terminou uma grande cruzada...

Uma verdadeira mídia cruzada, ou cross-media como gostam nossos amigos de comunicação. No caso, um evento motivado pelo lançamento da mini-série Capitu.

A iniciativa "Mil Casmurros", um projeto viral bem bolado da Globo, conclui as gravações dos trechos de Dom Casmurro ontem. Foram poucos dias e um grande resultado.

Machado de Assis provavelmente jamais imaginou que sua obra poderia ser dividida em 1.000 partes e disponibilizada para a leitura interativa, pela Internet.

Quem desejasse, poderia escolher um pedaço, gravar a leitura com uma webcam e submetê-la de volta no site. Se selecionado, faria parte do conjunto da obra.

Com um mecanismo de navegação superbacana, os trechos de vídeo estão disponíveis para visualização. Podemos acessá-los seqüencialmente, folheando as páginas ou através de rápidos previews, num estilo iTunes.

Durante o período de composição do conjunto, dúvidas e informações, além de comunicações sobre o andamento do processo, podiam ser vistos no blog do projeto. Houve até desafios de leitura, para descobrir quem conseguia fazer a correta interpretação de expressões.

Gravaram os trechos pessoas anônimas, atores globais e personalidades conhecidas. Uma mistura interessante, para provocar interesse e dinamizar a iniciativa. Se quisermos procurar alguém, famoso ou apenas um conhecido familiar, basta ir ao botão "Veja quem gravou" para consultar a lista em ordem alfabética.

Blogs, Twitter, vídeos on-line, colaboração, tudo de um pouco da mais autêntica Web 2.0. Literatura brasileira, exercício de leitura, mini-série televisiva, um bom pedaço da cultura nacional. A junção dos dois mundos, um excelente exemplo da profusão de informações e referência da Idade Mídia.

A ainda número 1 da televisão brasileira demonstra fôlego e capacidade de adaptação. Sinal de transformação rumo a novos tempos. Mais bacana ainda a transformação ser proporcionada por um clássico de nossa literatura. Pelo jeito, Capitu e Bentinho ainda têm muito lugar em nosso cotidiano e nossa imaginação. Ainda bem!

Nenhum comentário: