sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Piano

"Toque-me, sou teu".

Com o convite acima, o projeto Pianos de Rua convida os transeuntes a participar, se apropriar e manipular. Qualquer pode explorar um ícone de música ocidental.

Pianos, espalhados por diversas cidades, pretendem alterar o cotidiano visual e sonoro das pessoas. Cada um livre para expressar, da forma que desejar, sua relação com os instrumentos.

Cada exemplar tem sua página própria no blog do site, permitindo ao público registrar suas intervenções. Basta procurar o piano encontrado e acessar!

Andando pelas ruas podemos topar com uma solo magnificamente executado ou um simples "bife" compartilhando por dois amigos.

Há relatos também de intervenções onde é difícil definir estilo, ou até mesmo comprovar a aptidão do instrumentista. Paira um ar de experimentalismo...

Interessante a utilização de um elemento tão erudito, tão histórico, para a interação com o cotidiano, com o trajeto mais popular. Pura provocação da arte para estimular a apreciação em toda pessoa.

Sem dúvida, deve ser inusitado topar com o dito pelas ruas. Ainda mais tempo de tantas banalidades televisivas, como as tais "pegadinhas", prontas a fazer joco dos incautos desavisados.

Neste caso estamos longe disso. A única pegadinha é o contato oportuno com algo tão exógeno na vida de muitos brasileiros. Nem sempre temos a oportunidade de estar perto de um e experimentá-lo.

A população de rua das grandes cidades conta com os mais diversos personagens na atualidade. Do engenheiro desempregado ao migrante perdido, muitos são os arriscados em figurar um dia por lá. Com esse novo morador, pelo menos as ruas ganharão mais lirismo, diversão e alegria.

Nenhum comentário: