quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Batizar

Tarefa difícil batizar algo ou alguém.

A escolha de um nome sempre é cercada de dúvidas e idéias, busca de algum sentido para nortear. Pode também ser apenas um sentimento, certa memória ou simpatia.

No caso de sites e blogs, tentamos concentrar, resumir, de alguma forma, sua essência. Nem sempre conseguimos... Porém, sempre é a expressão de nossa identidade.

Arranjada uma boa explicação, até ficamos orgulhosos de expressá-la. Expomos toda a intricada lógica para chegarmos ao resultado. Defendemos as motivações cheios de sorrisos.

Há pessoa que receberam nomes inusitados. Às vezes tão inusitados que soam estranhos. Alguns gostam. Trabalhei com uma pessoa que considerava seu nome único, no mundo. Com a chegada da Internet, foi dura a constatação do contrário.

Nomes provocam discussões relativas a sua essência desde muito tempo em nossa história. Dos universais discutidos pelos gregos, chegamos ao nominalismo, fortemente preocupado com a expressão do real através dos nomes.

Interessante a ocorrência de homônimos. Que coincidências levam às mesmas escolhas? Ao nos depararmos com um, sentimos como se encontrássemos uma outra versão do universo. Outro conjunto de variáveis batizado com os mesmos fonemas.

Cultivo há muito tempo o hábito de pesquisar meu nome, ou de conhecidos, na grande rede, para ver referências a essas pessoas. Curiosos achados e relações podem ser obtidos. Desvendar a rede de relações em que sua identidade se envolve.

Recentemente resolvi procurar pelo nome deste blog. Nome escolhido despretensiosamente, pretensamente generalista, mas com algumas referências ao seu autor. Meio de sopetão, saiu e ficou, sem grandes questionamentos ou pesquisas de opinião.

Para minha surpresa, a pesquisa resultou em um curioso achado. O nome SP Soul é usado por um músico alemão, artista rapper de paragens bem diferentes de nosso mundo tropical. Em sua página no MySpace, estão disponíveis músicas e alguma informação.

Soul até desconfio guardar alguma semelhança, senão igualdade, com a palavra em inglês, mas qual será o significado de SP em terras germânicas? Certamente não haverá uma cidade chamada São Paulo, ou será que alguma cidade possui as mesmas iniciais?

Deve valer a tentativa de descobrir... De qualquer forma, duas versões completamente diferentes para o mesmo nome. De repente, nem tanto... Apesar da diferença de línguas, ambos produzem textos com reflexões. Será que em algum momento ele já fez igual pesquisa? O que terá pensado?

Nenhum comentário: