terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Gambiarra

Quer algo mais brasileiro do que uma gambiarra?

Até pode existir em outros países, mas a sonoridade da palavra, sua entonação, compactua com nossos hábitos ligados ao famoso jeitinho brasileiro.

Meus primeiros contatos com as ditas grandes soluções foram no tempo do curso técnico de eletrônica. Em meio à soldagem de placas de circuito, erros com conseqüências trabalhosas eram superados com algumas emendas de fios superpostos.

Uma mistura de tecnologia com a flexibilidade costumeira nas bandas da Terra de Santa Cruz. Verdadeiro aprimoramento improvisado de idéias arduamente desenvolvidas.

Soava naquele tempo a associação com itens eletro-eletrônicos... Descobri recentemente que seu uso se estendeu. Ouvi alguém mencionar uma gambiarra feita na funilaria de um veículo! Outras áreas do conhecimento pelo jeito foram influenciadas...

Há um quê de inspiração no MacGyver. Com uns clipes, linha e barro se acha possível construir um iPod! E ainda por cima se faz ares de gênio da ciência, conhecedor dos meandros obscuros da natureza, inacessível para pobres mortais.

Dureza é que no cotidiano as mirabolantes soluções parecem fruto é de grande preguiça. Um atalho para resolução de problemas. Na grande maioria dos casos, curiosamente, o atalho termina por alongar a jornada, seja em custo, seja em tempo.

O mal atinge a todos, sem distinção. Quando menos esperamos, um elástico substitui uma correia do eletrodoméstico. Já vi acontecer até com computadores de grife... Na falta de um cooler adequado, o "técnico" colou no processador uma moeda de R$ 1,00 (ou de tamanho equivalente à época).

Esbarramos também na falta de aprofundamento, de entendimento maior dos desafios e problemas. Meio no cheiro, na tentativa e erro, encontramos uma forma de "dar certo", o quanto antes. Mudar essa cultura é uma tarefa árdua, afinal, ao menos em curto prazo, as gambiarras funcionam.

Nenhum comentário: