terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Alimentação

Alimentação saudável e crianças nem sempre combinam.

Ceder às tentações do fast-food, ou qualquer outro subproduto de carboidratos e muito açúcar, sempre fica mais fácil. Legumes, verduras e outros componentes de uma dieta variada soam um tanto sem graça.

Raras as crianças sem muitos "não quero", para as tais insossas participantes das refeições. Seja pela textura, ou pela cor, ou pelo sabor, há normalmente uma carinha feia decorrente.

Sábios pais, zelosos pelo bom desenvolvimento de sua prole, procuram incessantemente alternativas para o convencimento. Imposição só criará traumas e revolta. Alguns de nós aprenderam mesmo assim...

Lembro de criança, às vésperas da Páscoa, a chegada na casa da minha avó. Portuguesa com certeza, ela já dispunha diversos baldes com o bacalhau a dessalgar. Eu não podia nem com o cheiro!

Eram dias de batata, arroz e azeite, porque o resto eu não comia: bolinho de bacalhau, salada de bacalhau, bacalhau cozido. Um festival lusitano de iguarias oriundas dos mares gelados do norte planetário. Devo confessar que nunca tinha experimentando até aquele momento, nem lembro o por quê daquela implicância.

Já adulto, em um belo dia de trabalho, depois de algumas horas exaustivas, morrendo de fome, acabei em um almoço em que o único prato era... bacalhau! Sem outra solução, mesmo a contragosto, comi a lauta refeição. Para minha surpresa, eu me refestelei!

Foi na marra e hoje adoro. Coitada da minha avó. Não lhe dei o prazer de experimentar sua doce especialidade preparada com carinho. Hoje só posso ficar no remorso, com ela espiando do céu. Se soubessem teria mudado de paladar antes.

Certos artifícios podem colaborar na apresentação de alimentos aos pequenos. Um blog com boas dicas é o "Comer é um barato", linkado logo aí do lado. Outro lugar muito legal é um blog que conheci hoje, de uma japonesa sediada nos Estados Unidos.

Ela produz Bentôs (uma espécie de marmita nipônica) artísticos, com imagens de animes famosos, como o Picachu ilustrando este post. Verdadeira artista, seu trabalho é impressionante, pelo cuidado e detalhismo. Há até uma galeria no Flickr com vários deles.

Impossível deixar de admirar. Colorido e saboroso conquista certamente olhares e paladares. Problema mesmo é que, do jeito que são as crianças, periga com tanto realismo se recusarem a comer seus personagens favoritos. Ah, crianças...

Nenhum comentário: