quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Idade

Idade, incansável colecionar de anos...

A atenção às passagens da vida marca a todos nós. Observamos o rio da existência correr, contabilizamos os segundos de nossa existência e criamos expectativas.

Antes dos 18 anos, o ritmo parece lento, demora a chegar, principalmente depois que passamos da adolescência. Queremos crescer, desafiar, independer.

Aos 20 e poucos nem percebemos, queremos mais é viver. Pouco importa quantos são, como são, mas quanto mais, melhor. Sorvemos cada gota de experiência a nosso alcance.

Mais à frente começamos a refletir, a planejar. Como será dali em diante? De que forma poderei conduzir? Poderei? Curioso... Pouca diferença faz sermos conscientes ou não, reflexivos ou não. A vida passa do mesmo jeito, mas a experiência adquirida nos altera, nos transforma, nos provoca.

Para alguns é uma época de fuga. Fogem dos anos adquiridos, como se fosse possível. Tentam até frear o ritmo, mas ele é implacável, igual para qualquer pessoa. A diferença fica por conta de saber aproveitar, não adiar, só que a fuga atrapalha a visão, esfumaça os horizontes.

Ainda não conheço as idades mais avançadas. Aliás, conheço apenas pelo convívio com os entes queridos mais velhos. De grisalhos a cabelos completamente brancos, contatamos as mais diferentes realidades.

Realizações infindáveis, vidas multiplicadas, alicerces da história humana. Cada indivíduo marca com suas marcas os acontecimentos. Marcas de histórias, paixões, felicidades, desafios, tristezas. Todos os ingredientes e riscos inegáveis da aventura de existir.

Gosto daqueles olhares que quase dizem: vim, vi e vivi, aliás, continuo vivendo! De alguém que aprendeu o segredo, que no desvelar de anos reconheceu a magia de ser. Um ar quase maroto nos olhos, um sorriso de canto de lábios, a dizer a importância e a alegria de estar pleno.

Pleno da alegria, de comprovar como é bom, de inspirar os posteriores, os seguidores, os mais jovens. Sinais do quanto vale a pena, do quanto é bom. Repletos da certeza de que a melhor maneira de aprender a viver é vivendo.

Nenhum comentário: