quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Limpidez

"O homem que insiste em enxergar com perfeita clareza antes de decidir, jamais decide."

Final de ano, a virada de mais um período se aproxima, tempo de resolução e novos alinhamentos, novas decisões de caminho e rumo.

Henri-Fréderic Amiel nos presenteou com a primeira frase presente neste post, para nos iluminar nos contornos da caminhada, em nossas avaliações pessoais.

Temerosos e cuidadosos, queremos sempre uma certeza dos riscos e benefícios das escolhas realizadas, antecipadamente, é claro.

Para alegria de todos, a vida é muito incerta, o destino dificilmente é previsível, portanto é loucura desejar ter total limpidez em análises de cenários futuros.

Devíamos aprender um pouco mais com a física, mais precisamente com Heisenberg e seu princípio da incerteza, instituído no mundo das partículas subatômicas.

Tal princípio postula que se conhecemos muito bem a velocidade de uma partícula, desconhecemos com exatidão sua posição e vice-versa. Jamais conseguimos controlar precisamente duas variáveis interligadas de um sistema.

Extrapolando para nosso dia-a-dia, em um ambiente repleto de condições (variáveis), intrínseca e indelevelmente conectadas, é impossível obtermos o panorama completo para apreciação. Algumas partes da escolha serão pura inspiração.

Sem melhor alternativa, devemos aprender a viver com o possível. Entender e aceitar a natureza da existência e de suas escolhas. Afinal, quem negaria o fato de quão divertido é contar com algum risco?

Nenhum comentário: