domingo, 6 de julho de 2008

Integridade

Caminhos escolhidos pelo coração subvertem a ordem vigente.

Memoráveis pessoas na história cristã levaram uma vida, que aos olhos de muitos, foi fadada ao fracasso, ou a motivações sem valor. Sendo assim, estas têm dificuldade de entendê-los...

Pedro Claver dedicou a vida a acolher escravos que chegavam no porto de Cartagena. Estava preocupada com aqueles tratados como mercadorias. Morreu doente devido ao contato com aquelas pessoas.

Madre Teresa de Calcutá escolheu socorrer as pessoas mais pobres de seu país, mesmo ferindo os preceitos sociais de sua comunidade. Fundou sua ordem e até sua morte esteve aos cuidados dos mais esquecidos.

Maximiliano Kolbe e Edith Stein seguiram sua missão durante a Segunda Guerra, sob o regime nazista. Morreram em campos de concentração, dando sua vida no lugar de outros que conseguiram salvar.

Perseguido por insistente difamação, Bartolomeu Gusmão jamais negou sua simpatia pelo cristãos-novos. Acusado pela Inquisição foi obrigado a fugir de Portugal para a Espanha. Após sua morte, seu local de sepultamento nunca foi revelado.



Apesar de uma vida repleta de experiências místicas, Rosa de Lima sofreu incompreensão e perseguição, em conseqüência de sua devoção e fé. O final de sua curta vida, com 31 anos, foi marcada por grande sofrimento físico, devido à prolongada doença, mas sempre preservou seu agradecimento a vida.

Participantes anteriormente do status quo, Thomas More e Paulo de Tarso, foram condenados à morte e executados, por seguirem firmes em sua conduta, um perseverante, o outro convertido. Independentemente das opções oferecidas, não recusaram seus destinos.

Trazido a condição humana, Jesus de Nazaré terminou submetido a todas as humilhações possíveis, culminando com sua crucificação, por defender a dignidade humana incondicionalmente.

Nenhum deles acumulou riquezas ou dominou vastas regiões. Defenderam quem ninguém ousava sequer reconhecer como pessoa. Nunca defenderam indivíduos célebres ou socialmente bem posicionados.

Então, quais foram os valores defendidos? Vindos das mais diferentes culturas e regiões, sem distinção de gênero ou idade, estas pessoas demonstram o elemento mais importante em nossa história: integridade! Integridade moral para conduzir sua ética até o fim, até as últimas conseqüências.

Nenhum comentário: