quarta-feira, 9 de julho de 2008

Setenta

Estaremos de volta aos anos 70?

Observadores por todo mundo começam a acreditar no fato. Chegaram a esta conclusão por encontrar certas semelhanças entre aquela época e nossos tempos atuais.

Vivemos um período de novo milagre econômico. A pujante evolução econômica não encontra paralelo, a não ser em três décadas atrás.

Tentar definir o preço do petróleo é um desafio sem igual. Dificilmente conheceremos os limites para sua venda. Hoje resultado da alta demanda, ontem por puro boicote de produtores.

Até novos sinais de uma guerra fria podemos identificar. Já não são apenas dois países, Estados Unidos e União Soviética, como no passado. Alguns membros foram incluídos no clube do conflito, como Irã, Coréia do Norte e outros.

Por outro lado, no Brasil vivemos uma política bem diferente. Bem distante dos "anos de ferro", ou "anos dourados", o clima de liberdade reinante nos faz crescer política e socialmente.

Glamourosas festas, com roupas alternativas, são bem diferentes. Da era da disco para a era da rave... Talvez haja uma pequena semelhança, com relação à busca de uma visão alterada da realidade, com a ajuda de alguma substância química.

O planeta está mais unificado do que nunca. Economias isoladas são utopias! A integração é uma dura realidade que altera o panorama e o futuro de todas as nações. Nem as mais reclusas sociedades sobreviveram aos seus efeitos...

Outros tempos, outras histórias... Algumas semelhanças podem indicar certas conseqüências similares. Em princípio, estamos bem distantes daquele passado. Que ao menos parte do espírito de liberdade, fraternidade e criatividade reinante àquela época nos influenciem atualmente.

Nenhum comentário: