quinta-feira, 3 de julho de 2008

Personal

Pragas modernas, os "personais" se espalham por todos os cantos.

Em época de culto às personalidades, sejam elas ídolos artísticos ou os próprios alteregos, as pessoas adoram ter um "personal" alguma coisa.

A lista sempre recebe novas definições. Um personal pode ser Trainer, Stylist, Shopper, Shopping Assistant, Chef, além de tantos outros títulos que poderão inventar. Já há até o indigesto Personal Friend!

Um tipo até é engraçado: o Personal MP3 Organizer. Esqueça qualquer aparelhinho do momento. Trata-se de uma pessoa, de carne e osso, apesar do nome.

Coisa de adolescente, é alguém encarregado de organizar sua coleção de música digital, no iPod e similares. Tem página até para dicas de como melhor sê-lo, com um nome mais pomposo de "Organizador de Mídias".

E pensar que tudo começou com o culto ao corpo... A impressão é que professores de educação física precisavam expandir seu mercado. Daí, trocaram o nome do treinador ou técnico para o tal personal trainer. Buscaram uma abordagem menos técnica, mais psicológica.

Para um esportista profissional, o papel de uma pessoa para orientação e preparação competitiva faz todo sentido. Aos amadores, muitos de final de semana ou quando a consciência "lipídica" literalmente pesa, é um dinheiro jogado fora, muito bem pago. Os tais personais acabam muito mais "Personal Weight Loader"ou "Personal Seat Cleaner"... :)

As academias possuem equipes de professores, para orientar as pessoas que a freqüentam. Deveria ser suficiente para quem precisa manter um atividade física regular e saudável. Parece não ser suficiente apenas para a auto-estima e o ego de muitos...

Acontece que depois do advento da nova denominação, muitos dos professores deixaram de ser atenciosos, como no passado. Culpa das academias, que permitem o exercício do personal inclusive no seu horário de expediente. Com preços elevados, e a ética um tanto esquecida, qual não será sua preferências?

Contrapontos a nossa condição gregária... Dicotomia eterna da alma humana: unir o público ao privado, o pessoal ao comunitário! Entre focos e escolhas, vamos observando a dificuldade em manter o equilíbrio para nossa existência no planeta. Sorte ou azar, inexiste uma Personal Earth.

Nenhum comentário: