
Em época de culto às personalidades, sejam elas ídolos artísticos ou os próprios alteregos, as pessoas adoram ter um "personal" alguma coisa.
A lista sempre recebe novas definições. Um personal pode ser Trainer, Stylist, Shopper, Shopping Assistant, Chef, além de tantos outros títulos que poderão inventar. Já há até o indigesto Personal Friend!
Um tipo até é engraçado: o Personal MP3 Organizer. Esqueça qualquer aparelhinho do momento. Trata-se de uma pessoa, de carne e osso, apesar do nome.
Coisa de adolescente, é alguém encarregado de organizar sua coleção de música digital, no iPod e similares. Tem página até para dicas de como melhor sê-lo, com um nome mais pomposo de "Organizador de Mídias".
E pensar que tudo começou com o culto ao corpo... A impressão é que professores de educação física precisavam expandir seu mercado. Daí, trocaram o nome do treinador ou técnico para o tal personal trainer. Buscaram uma abordagem menos técnica, mais psicológica.
Para um esportista profissional, o papel de uma pessoa para orientação e preparação competitiva faz todo sentido. Aos amadores, muitos de final de semana ou quando a consciência "lipídica" literalmente pesa, é um dinheiro jogado fora, muito bem pago. Os tais personais acabam muito mais "Personal Weight Loader"ou "Personal Seat Cleaner"... :)
As academias possuem equipes de professores, para orientar as pessoas que a freqüentam. Deveria ser suficiente para quem precisa manter um atividade física regular e saudável. Parece não ser suficiente apenas para a auto-estima e o ego de muitos...
Acontece que depois do advento da nova denominação, muitos dos professores deixaram de ser atenciosos, como no passado. Culpa das academias, que permitem o exercício do personal inclusive no seu horário de expediente. Com preços elevados, e a ética um tanto esquecida, qual não será sua preferências?
Contrapontos a nossa condição gregária... Dicotomia eterna da alma humana: unir o público ao privado, o pessoal ao comunitário! Entre focos e escolhas, vamos observando a dificuldade em manter o equilíbrio para nossa existência no planeta. Sorte ou azar, inexiste uma Personal Earth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário