terça-feira, 29 de julho de 2008

Converse

Cem anos: átimo de existência para uma estrela. Nem para todas...

Fabricante de calçados , originalmente para jogadores de basquete, a Converse comemora cem anos, quase todos produzindo uma ícone da cultura pop.

Se, para uma empresa qualquer, sobreviver mais do que uma década já é um desafio, como não será para uma empresa do ramo de vestuário. A moda é efêmera!

Porém, este fabricante americano sobreviveu, muitas décadas, mais precisamente dez. Vestiu, e veste, os pés de modelos, astros do rock e até princesas.

All Star seu carro chefe, e praticamente único produto, com as devidas variações, permaneceu quase imutável por toda sua vida.

Alguns materiais mudaram, um pouco de tecnologia foi adicionada, mas suas linhas e anatomia foram transmitidas através das gerações. Mesmo com versões temáticas, outras um pouco diferenciadas (canos bem mais longos ou nenhum cano), seu espírito é perene.

Tamanho sucesso se reflete até na vida comum. Todo mundo teve um, ou conhece quem já teve. Ganhei uma vez um saudoso, de cano longo e cor amarela. Um luxo! :) O coitado pereceu em uma trilha, em meio à lama. Ele resistiu, mas quem se arriscaria a tentar devolver-lhe a cor? Juro não ter sido vingança...

No final do século XX a empresa apresentava problemas, até chegar a concordata em 2001. Adquirida pela gigante Nike, pode continuar como unidade independente, produzindo aquele que sempre soube fabricar muito bem.

Renovada, tecnológica e financeiramente, ela se adaptou aos novos tempos. Atualmente, em seu site, podemos montar nosso modelo personalizado, chegando ao detalhe de costuras e aplicação de identificação textuais. Bons sinais de uma longa vida ainda para esta estrela brilhar.

Nenhum comentário: