quinta-feira, 17 de julho de 2008

Produto

Batize um produto, sele sua sina.

Escolher um nome para qualquer coisa é sempre um processo delicado, cheio de dúvidas. No caso de produtos, sejam eles bens ou serviços, a escolha é determinante de seu destino.

Meses de discussão nas áreas comercias e de marketing, para chegar a uma disputada decisão. Decisão que o acompanhará por toda sua existência.

Se acaso fosse renomeado um dia, já seria outro produto. Algo como ocorreu com a extinta Fanta Limão. Todo mundo lembra da Fanta Laranja ou Fanta Uva, mas poucos da sua irmã menos privilegiada, que ressuscitou com o americanizado nome de Sprite.

Preferência nacional, os carros sempre são batizados com nomes únicos e eternos. Quais serão as idéias por trás de nomes como Gol, Celta, Fox, Fiesta, dentre outros? Quantas mensagens não estarão escondidas?

Agora, alguns sem muita experiência, exageram... Ontem, ao sair da estação do Metrô Carrão, li um nome inusitado em uma barraquinha de salgados da região: Micro Pastelão. Confuso a alcunha deste petisco, não?

Será que um Micro Pastelão é igual a um pastel comum? Talvez a idéia seja supervalorizar suas qualidades de pastel, com o sufixo "ão", mas acalmar o consumidor, informando ser ele acessível, pois é micro, não tão "ão" assim... :)

Já faz algum tempo, um antigo Drive-In do bairro resolveu mudar de nome. Certamente combalido com novos tempos, nos quais eles já não fazem tanto sucessos, deve ter tentado se repaginar. Escolheu como novo nome Drive-Thru! Qual teria sido a genial associação? Será que agora vendem comida por lá? Haverá alguma relação com o ramo de fast-food?

Uma coisa é certa, com nomes tão surpreendentes ao menos serão dificilmente esquecidos. Está certo que não é da forma ideal... Ideal mesmo é o bom e velho pastel de feira, de carne, queijo, pizza ou especial. Inesquecível por aquilo que todo produto deve fornecer para ser lembrado: qualidade e satisfação.

Um comentário:

René disse...

Divertido post, bem legal! Eu já havia notado esse nome numa barraquinha do metrô, realmente é hilário... Qual será o conceito que eles tinham de 'pastelão'??