quarta-feira, 16 de julho de 2008

Filantropia

Filantropia ganhará novos contornos, em breve.

Bill Gates, após sua aposentadoria no mundo do software, se dedicará a ela. Comandará a fundação, batizada com o "despretensioso" nome Fundação Bill and Melissa Gates.

Nascida em berço de ouro, com parte da fortuna do legendário comandante da Microsoft, ainda recebeu a bilionária contribuição de Warren Buffet: US$ 30 bilhões!

Interessante notar que uma instituição filantrópica, assim como uma empresa de software, tem como objetivo a construção de programas. Os dela, sociais, os da empresa, de software...

A julgar pela trajetória de Bill no mundo dos negócios, é possível vermos a repetição de fórmulas de sucesso utilizadas no mundo das empresas digitais. Como empresário ele alçou seus programas ao topo da cadeia alimentar daquela indústria.

Sendo assim, a fundação pouco criará de inovação. Adotará programas já existentes, com potencial, mas sem muitos recursos para desenvolvimento. Providenciará uma remodelagem e relançará com pompa e circunstância.

Instituições candidatas a participar de seus programas deverão se comprometer com contratos de exclusividade. Apesar de toda a discussão ética gerada, o procedimento garantirá a presença da fundação na maioria das áreas de atuação.

Às vezes (ou para ser mais sincero, constantemente) os programas apresentarão erros que o impedirão de prosseguir naquele momento. Os usuários podem começar tudo de novo ou aguardar uma nova versão, com a correção necessária para seu bom funcionamento.

Em pouco tempo, mais de 95% dos programas sociais serão fornecidos pela fundação Gates. Mesmo outras importantes representantes da área ficarão com representatividade tão reduzida que acabarão com sua continuidade ameaçada.

É claro que tudo isso é apenas uma hipótese. A beleza do ser humano está em conseguir continuamente se aprimorar e superar. Que todos estes pequenos detalhes e maus hábitos adquiridos sejam esquecidos. Desejo realmente que a fortuna empregada possa concretamente modificar a vida de muitas pessoas necessitadas!

P.S.: Bill, desculpe, não resisti fazer essa brincadeira. Sinceramente, boa sorte!

Nenhum comentário: