quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cinema

Quem nunca sonhou ter uma sala de cinema em casa?

Tornar possível rever seus filmes favoritos, em condições ideais de apreciação. Tamanho da tela, ângulo das cadeiras, distância da projeção, assim como tantas outras características conseguidas apenas nas salas preparadas para tanto...

A estrutura e espaço necessários têm custos proibitivos. Nem mesmo a história dos home theaters, da indústria eletro-eletrônica, convence com suas qualidades. Apenas quebra um galho.

Outro dia mesmo, comentava com alguns amigos a respeito de quatro filmes: Matrix, Existenz, Cidade das Sombras e Décimo Terceiro Andar. Todos compartilhar idéias semelhantes em seu enredo. Seria bom poder vê-los adequadamente.

Matrix dispensa comentários. É o ícone em essência dos fãs contemporâneos de ficção científica e tecnologia da informação. Virou carne de vaca! Desconfio que muitos até dizem gostar, sem mesmo saber exatamente por quê...

Existenz é da linhagem cult. Do diretor David Cronenberg, traz uma surpreendente visão de realidades fictícias. Seu estilo estético é único. A ilusão da realidade chega a atingir a presença de Jude Law e Jennifer Jason Leigh. No Brasil, os distribuidores fizeram questão de bloqueá-lo, tornando impossível até seu aluguel.

Décimo Terceiro Andar é uma representação mais pobre, mas não menos profunda e recursiva. Seus tons verdes "lembram" a mesma matriz tonal de Matrix. Coincidência com o mundo eletrônico, ou "inspiração" comum?

Cidade das Sombras, com Kiefer Sutherland, chegou a esgotar as apresentações na TV. Até o SBT já não o exibe mais. Com surpreendente final, similar às semelhantes produções, é outra visão alternativa para completar a discussão de nosso "sono acordado".

Reassistir suas produções preferidas se tornou mais fácil. O site Movie Mobz promove a reunião de pessoas que desejam assistir ao mesmo filme, aloca uma sala de cinema, de uma rede associada de exibidores e realiza a sessão exclusiva para esse clube de interessados.

Mobilização e colaboração! Internet e cinema casados de maneira inovadora. Há quem esperava a chegada do filme on demand, inventaram uma espécie de sala de cinema delivery. Sempre é possível fazer bom uso de nossas tecnologias e motivações.

Nenhum comentário: