segunda-feira, 14 de julho de 2008

Manual

Em qual gaveta guardei mesmo aquele manual?

Nem todo mundo presta muita atenção aos fatídicos manuais, itens indissociáveis de qualquer bom produto moderno. Porém, quem já não fez a pergunta acima?

Eu sempre leio qualquer um recebido, nem que seja apenas uma rápida passada de olhos. Às vezes fico até temeroso se, na pressa, tento adiantar o uso.

Por que as pessoas têm tanta aversão aos nossos amigos informativos? Afinal, negligenciá-los pode até ser motivo para a perda de garantia, ou algum acidente causado por mau uso de determinado equipamento.

Pecado maior se estivermos tratando de assuntos da área de TI. É um mundo repleto destes compêndios, em grande parte já dispensando o papel. Na sua totalidade são apresentados em versão digital, meio facilitador inclusive das pesquisas em caso de dúvida.

Vem do mundo digital uma ótima opção para a procura e utilização de manuais: o site SafeManuals.com. Uma imensa coletânea de versões digitais dos mais diversos tipos de manuais. De controles remotos universais a manuais de usuário de veículos, inúmeros e históricos equipamentos têm seus manuais armazenados por lá.

Que tal o manual de uma extinta câmera betamax Sony? Extinta ao menos por aqui... Afinal o manual está em inglês e russo! De repente, nas paragens da Sibéria nem sempre se encontra os últimos gadgets do momento.

A biblioteca é formada pela contribuição dos próprios usuários. Cada vez que solicitamos um download, somos convidados a enviar um manual que possuamos. Por sinal, são poucas as opções em português. A comunidade brasileira pode reverter esse quadro facilmente.

Alternativa interessante às nossas gavetas, seria uma boa idéia já armazenar os ditos assim que os recebêssemos. Acabaria a desculpa de não encontrá-los! O site tem uma grande vantagem para usá-lo: nem precisamos ler o manual. :)

Nenhum comentário: