terça-feira, 8 de julho de 2008

Visível

Estudar fica visivelmente mais divertido.

Ao menos do ponto de vista tecnológico... A profusão, e quase confusão, de informações disponibilizadas em tempos da "idade mídia", proporciona um mar sem fim de fontes de dados.

No mundo dos atlas, conheci recentemente o site Visible Body. Seu conteúdo permite uma viagem completa por todos os recantos do corpo humano.

Com uma aplicação completamente 3D e interativa, as mais diversas informações sobre nossa "máquina" podem ser consultadas.

Logo na página principal pode ser feito um tour, uma apresentação rápida ao sistema. Com um rápido cadastro, gratuito, ganhamos acesso a todo conteúdo e recurso. Só é preciso instalar uma aplicação ActiveX, após confirmação por e-mail (seria melhor se não o fosse...).

Através de menus claros e acessíveis, podemos escolher os caminhos de pesquisa. O principal está organizado por sistemas: circulatório, digestivo, endócrino, nervoso, etc. Demora um pouco para carregar... Escolhido o caminho, se explora facilmente com o mouse os modelos apresentados. É bem lúdico!

Dá pra se sentir jurássico! Como se eu não fosse... Lembro dos livros, ou atlas, com suas ilustrações impressas. Fazíamos cópias em papel de seda, para poder aplicar em algum trabalho de pesquisa e ilustrar nossos textos. Saudosas aulas de biologia!

Fica até difícil considerar uma simples cópia do material do site em uma tarefa escolar. Com sua interatividade e métodos de acesso, ele suscita mais uma utilização como ferramenta de auxílio em apresentação. Apoio excelente para explicitar o entendimento de suas viagens pelos meandros do organismo.

Imagino as inúmeras explorações ainda passíveis de concretização. Muitas outras áreas de estudo podem ser beneficiadas por ferramentas deste tipo: astronomia, química, geografia, etc. Possivelmente qualquer área do conhecimento pode explorar um recurso deste gênero. Basta criatividade.

Desafio aos professores dos novos tempos. Aprender a utilização de novos materiais. Conhecer novas maneiras de conhecer. Entender as novas formas de aprender. Avaliar o desempenho em um mundo completamente novo. Constante aprendizado do aprendizado. Quebra-cabeça visivelmente desafiador.

Nenhum comentário: