sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sossego

"Sossega leão" é uma expressão que vem ganhando contornos científicos.

Responsável por sua encarnação, o Metilfenidato ganha espaço entre nossas crianças. Suas duas apresentações comerciais, a Ritalina e o Concerta, são amplamente receitados para pacientes diagnosticados com TDAH.

Muitos questionarão a visão pejorativa desta maravilha da indústria farmacêutica. As conseqüências do distúrbio podem comprometer significativamente o desenvolvimento de uma pessoa.

Se há tratamento, por que não usá-lo? Mas o que pensar de um produto com aumento de vendas em quase 1000%, ao longo de pouco tempo?

Estaremos vivendo uma epidemia de hiperatividade? Vejam que já é delicada a definição de um distúrbio deste tipo. Crianças são, por natureza, muito ativas. Ao menos é o que se espera...

Qual o limite entre a atividade normal e a hiperatividade? Estabelecer padrões comportamentais humanos está longe de ser uma ciência plenamente exata. Somos muito diferentes de máquinas, praticamente exemplares únicos a cada indivíduo.

Uma criança questionada, em reportagem da TV Bandeirantes, respondeu que o tratamento lhe permite passar a semana muito bem. Inquirido a descrever como se sente durante a suspensão do remédio, nos fins de semana, ela responde prontamente: "Agitado". Então o repórter pergunta: "O que você faz nesta situação?". E a surpreendente pergunta: "Brinco".

Se ainda considerarmos os efeitos colaterais, há muito para pesar na balança dos possíveis benefícios. Além disso, ele faz parte do grupo das anfetaminas e só faz efeito enquanto tomado. Ao cessar seu uso, qualquer ação no cérebro é encerrada. Os EUA são responsáveis por 90% de seu consumo mundial. Haverá alguma ligação com os diversos distúrbios infanto-juvenis noticiados lá?

A adoção de terapia deste tipo deve ser alvo de extensa e criteriosa avaliação. Podemos facilmente incorrer na fórmula de uma receita mágica e instantânea. Quem sabe não seria melhor alguns domadores de leão utilizarem a fórmula de carinho, atenção e amor...

Nenhum comentário: