sábado, 12 de julho de 2008

Gêmeos

Gêmeos univitelinos, manifestações intrigantes da natureza.

Já imaginou encontrar todos os dias alguém idêntico a você? Ou até mesmo, idênticos? Deve gerar inúmeras situações inusitadas em nossa psique ou nosso cotidiano...

Minha esposa têm amigas gêmeas. Por muito tempo, principalmente na adolescência, era impossível dizer qual das duas era qual (até a frase fica confusa).

Acabava por evitar tratar qualquer uma delas pelo nome. Aguardava um pouco, conversava um pouco, e então reconhecia pela personalidade. Ufa! Ao menos assim nunca confundi.

Compartilhar o DNA felizmente não significa compartilhar personalidade. Até existem semelhanças, afinal são irmãos e, normalmente, muito próximos. Razões para pensar e questionar o materialismo.

Situação mais maluca ainda é o quimerismo genético. Tão raro em humanos, se registrou apenas 40 casos até hoje. Possuir código genético distinto, em alguns grupos de células suas, sugere a incorporação de outro ser.

Levando ao extremo, poderíamos dizer que carregaríamos nosso irmão dentro de nós! Dependendo de nossa definição de consciência, definitivamente outra pessoa haverá. Quais conseqüências isso pode trazer? Um episódio do seriado House já tratou do fenômeno.

Melhor mesmo é ficar na diversão com a existência de alguém, sua imagem e semelhança. O pessoal do Improv Everywhere, campeões em vídeos virais, soube explorar de maneira genial a idéia. Em um vídeo disponível na rede, colocaram diversos casais de gêmeos formando uma imagem quase espelhada, no Metrô de Nova York. Divertido!

Brincadeiras à parte, mais curioso ainda é ver a distinção acumulada por eles durante a vida. Duas versões distintas, a partir do mesmo ponto, do mesmo potencial natural concebido. Quase universos paralelos. Revelação da individualidade presente em cada um de nós, repleta de nossas idiossincrasias.

Nenhum comentário: