sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dentista

Dentistas causam medo em muitas pessoas.

Conheço pessoas que correm facilmente de uma consulta. Basta uma pequena desculpa... Trauma de infância? Reação ao insistente barulho do motorzinho? Alergia ao aroma característico?

Triste constatar que muitos brasileiros deixam de ir ao profissional da boca por falta de recursos financeiros. Há poucos anos, li alguns dados que apontavam a inacessibilidade ao tratamento privado para mais de 95% da população!

E pensar que temos centenas de milhares de dentistas formados. Houve muita melhora nas condições nos últimos anos, mas cerca de 7 anos atrás, 40% dos brasileiros, com até 6 salários mínimos mensais, chegavam aos 60 anos desdentados.

É uma questão estética e de saúde. A estética, liga a imagem, remete também a saúde social. Sabemos da influência de nossa apresentação em nossos vínculos sociais. Possuir acesso a tratamento dentário é garantir acesso à saúde.

Movido pelo altruísmo, e certo senso de retribuição, o odontologista de estrelas, Fábio Bibancos, criou o movimento Turma do Bem. Com a missão de mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental na sua atividade, convoca profissionais de todo país a serem voluntários.

Os dentistas voluntários inscritos adotam jovens de 11 a 18 anos e se comprometem com o tratamento dentário do apadrinhado por todo este período de idade. É apenas uma das facetas de atuação da organização.

Testemunhamos uma versão brasileira do Trem do Sorriso, entidade internacional que percorre países, em um trem, provendo tratamento facial para pessoas carentes. Tal movimento vai além da preocupação com os dentes, mas procura a solução do mesmo problema: garantir condições sociais igualitárias às crianças pobres do mundo.

Sociedade movimentada, resultados apresentados. Em tempos de poderes públicos morosos, outro poder, também público e legítimo, se compromete com o desenvolvimento do bem comum. A perpetuação de qualquer dos poderes instituídos depende diretamente da capacidade de sorrir das pessoas.

Nenhum comentário: