sábado, 5 de julho de 2008

Android

Atenção! O Android está chegando!

Fiquemos despreocupados com qualquer exterminador. Já estamos em 2008, ou seja, a época para seu advento extrapolou em praticamente uma década.

Após muito boato, a estratégia da Google, para o mundo da mobilidade está mais definida. Através de um SDK, aberto, simples, abrangente, de rápido e fácil desenvolvimento, passam a fazer parte do jogo.

Devermos aguardar ainda mais um pouco, pois a previsão é para o final de 2008. A expectativa envolve usuários e operadoras pelo mundo inteiro.

Qual o interesse da gigante da Internet no mercado de dispositivos móveis? Buscaria apenas a expansão de seus limites, uma vez que em seus mercados de atuação é, em grande parte, dominante?

Parecia ser o iPhone a grande vedete do cenário móvel da atualidade... É até o momento, mas está muito ligado a questão de hardware.

Baseada no Linux, a plataforma do Google é equiparada a um sistema operacional, com toda a sua flexibilidade. Vemos uma história similar ao casamento DOS e IBM PC.

O encontro desta dupla permitiu a ascensão da Microsoft e todas as soluções associadas a ela. Graças a sua acessibilidade e universalidade, conquistaram mais de 90% dos usuários pelo mundo, garantindo a imensa evolução da microinformática que conhecemos.

Parte do seu sucesso é devido a estratégias mercadológicas. A nova história é fundamentada na abrangência e diversidade possibilitadas. Uma plataforma única, para todos os dispositivos, na área mais promissora da atualidade.

Preocupa um pouco mais esse domínio que os tentáculos do Google vai abraçando. Por variados motivos, vislumbramos a consolidação de um único fornecedor de serviços, em quase todas as vertentes tecnológicas. Entre o exterminador do cinema e o exterminador de concorrentes do mundo da tecnologia, difícil saber qual o menos perigoso.

Nenhum comentário: