domingo, 13 de julho de 2008

Semear

Semeando desafiamos a própria natureza.

Preparar a terra, lançar a semente, aguardar a colheita exige disposição, persistência e esperança. Está longe de ser um processo simples, por mais tecnologia que exista.

Primeiro há necessidade de terreno fértil. A terra precisa conter os elementos essenciais ao crescimento das plantas, ser capaz de absorver as chuvas e conservar essas condições.

Falando em chuva, é preciso boas condições climáticas, que propiciem irrigação e temperatura adequadas à germinação e crescimento das plantas.

Mesmo se contar com a colaboração dos elementos acima, ainda será indispensável proteger a plantação de seus predadores. Pragas, pequenos animais ou doenças da lavoura, uma preocupação sem fim, por longo tempo.

Nem contabilizamos a sazonalidade, produtora de janelas de tempo, marcadores determinantes na vida do agricultor. A escolha dos momentos certos, e seu aproveitamento, determinam o sucesso de qualquer escultor de alimentos.

Se o concreto trabalho com a terra já é árduo, como não será a semeadura de idéias? Atingir com palavras e comportamentos o terreno fértil das almas humanas se mostra, pela história, tão complexo quanto. Talvez até com mais nuances...

Preocupa o cuidado com as boas sementes, preciosos bens promotores da saúde do espírito. Em ambiente tão inóspito, com sua fragilidade frente aos percalços do destino, bravos plantadores lutam pela manutenção de boas safras. Bons frutos são potencialmente boas novas sementes. O ciclo continuará!

Terrenos variados, condições adversas e sazonalidades muitas vezes desconhecidas, rondam o reino dos memes, na disputa desenfreada pelo espaço para seu florescimento. Apesar das similaridades com a agricultura, só temos certeza da necessidade das três exigências à boa continuidade: disposição, persistência e esperança.

Nenhum comentário: