terça-feira, 15 de julho de 2008

Filosofar

Filosofar é coisa de criança!

Desconheço alguém mais amante da sabedoria do que elas. Se há pessoa, ou idade, mais apegada aos "por ques" ou "comos" da vida, essa pessoa tem poucos anos de história.

Seu olhar isento e bruto dispensa influências. A palavra "vergonha" parece ausente nos momentos de apontar, observar, perguntar e procurar entender.

Paula Toller escreveu a música "8 anos", inspirada na experiência com seu filho Gabriel. Ouvi-a pela primeira vez pela Adriana Calcanhoto, no seu trabalho "Partimpim". Ela captura bem a essência dessa filosofia pueril, com versos como:

"Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a Terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?
"

Uma rápida conversa com um pequenino também deixará evidente que, para eles, "porque sim" não é resposta, como bem frisava um quadro no programa "Castelo Rá-Tim-Bum". O simpático protesto infantil, poderosa contestação, também mereceu homenagem musical.

Interminável encadear de interrogações, o entrelaçar de questionamentos é delicioso labirinto para se perder. Se perder e tentar encontrar mais respostas, respostas que às vezes esquecemos até de sua existência.

Envolvidos pelo senso comum, perdemos o discernimento das verdades adquiridas. Só mesmo o olhar límpido dos brotinhos de gente para nos jogar muita água fria, nos trazer à tona, nos despertar. Despertar nos espanta.

Eis o sentido de manter viva a criança presente em nós. Cultivar seu espírito inquieto e contestador... Alimentar a chama imberbe da humanidade. Enxergar a vida e a natureza com muito amor e sabedoria. Coisa de criança!

Nenhum comentário: