sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Acordo

Xi! Esqueci do acordo ortográfico!

Só me lembrei hoje que, desde ontem, estamos sobre a vigência da nova ortografia. Período de adaptação, mas não há como fugir, o jeito de escrever algumas palavras mudou.

Não tem acordo, mesmo sem o meu "de acordo", a reforma proposta há mais de 15 anos vingou. Já a havia mencionado no ano passado, mas faz um bom tempo...

Tentarei me adaptar, até antes mesmo da atualização do Word, possível ajudante com seu comum e acessível corretor ortográfico. Aliás, nem consigo imaginar o trabalho de revisão da grande maioria dos softwares em português.

Programas podem até deixar de lado e só sofrem correções em versões mais novas. Porém, coitados dos redatores da Wikipedia. Melhor chamar o Hércules para mais um trabalho...

Sempre restam algumas dúvidas. Terá sabor diferente a linguiça da tradicional lingüiça? Churrascos animados podem correr sérios riscos! Besteira. É apenas ortografia sendo alterada, não composição.

Como ficarão tantas idéias produzidas anos a fio? Vistas como ideias conseguirão produzir o mesmo efeito? E as azaléias, manterão seu perfume, mesmo sendo simples azaleias? Bobagem. Mudar a grafia jamais mudará o espírito!

Pensei também na infra-estrutura existente de redes, Internet, toda TI. Continuará compatível com a nova infraestrutura, garantindo continuidade dos negócios e da vida contemporânea. Insensato. As grafias modificadas não incompatibilizarão palavras, fonemas e significados.

Deus me livre os anti-inflamatórios terem menos efeito do que os antigos antiinflamatórios. Haveria alguma contra-indicação? Neurose. O efeito da alteração é apenas visual, nem um pouco de princípios ativos. Sorte da ANVISA.

No fundo, no fundo, muda apenas um pouco. Estimam em cerca de 0,5% das palavras escritas no Brasil. Começo a me sentir como os mais velhos da família, que ainda de vez em quando, em ato falho, grafam o ancestral "cincoenta", anterior a outras reformas lingüísticas.

O bom e velho português, com sua bela gramática dominada por poucos, continua como impávido colosso. Sendo só ortografia no final das contas, desta vez poderiam ter nos poupado destes incômodos...

Um comentário:

René disse...

E vou sentir falta mesmo do trema no sagui. Ele sobrevive, mas o trema foi extinto! Feliz 2009, Evandro! (Seu blog está cada vez melhor, parabéns!)