quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Drywall

Soluções engenhosas despertam, no mínimo, curiosidade.

Semanas atrás, na televisão, vi o comercial de um produto (ou sistema) chamado Drywall. Mais do que um produto, é uma solução de engenharia, substituta de algumas técnicas de alvenaria.

Consiste de um tipo de parede pré-fabricada, modular e "remendável" facilmente. Ao invés de fazermos as paredes internas da residência de cimento e tijolo, utilizamos os kits do produto.

A promessa é de facilidade para consertos, remanejamento e conservação. Se precisarmos mexer em encanamento, basta um recorte. Depois uma placa do material, alguma fixação e massa para arrematar. Simples e prático.

Tudo isso me lembrou uma história do Tio Patinhas, quando o professor Pardal procurou dar solução aos remendos asfálticos, comuns em cidades. Comgás, Sabesp, Prefeitura são peritos em esburacar ruas e deixar remendos irregulares, para a felicidade de empresas de suspensão automotiva.

Na revista em quadrinhos a solução foi miraculosa. Um capeamento a base de gelo, que não se desfazia a temperatura ambiente e permitia a visualização perfeita das estruturas subterrâneas. Para manutenção, bastava um equipamento que liquefazia uma área circular, possibilitando o reparo no local exato. Terminado o serviço, a solidificação instantânea fechava o problema perfeitamente.

Engenharia é uma ciência baseada no planejamento e execução metódica. Em princípio, se faz a idealização do lugar e forma de tudo, para não surgir depois a necessidade de "abrir" uma porta em uma parede pronta. Como se isso nunca tivesse acontecido em alguma construção...

Com a solução da propaganda essa possibilidade nem fica trabalhosa. Além da limpeza e rapidez para reparos futuros. Tudo bem que são necessários serras, pregos de fixação, materiais de reparo específico, a atrelar a solução inicial ao resto do tempo de vida das paredes.

Bom ou ruim? O ganho em praticidade pode reduzir a preocupação em planejar. Fico a imaginar a quantos remendos as tais paredes suportam... Com o passar dos anos, se transformaria num mosaico de retalhos por baixo da bonita e irretocada aparência. Falta uma solução engenhosa para nossas deficiências humanas.

Nenhum comentário: