sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CCE

Velhos preconceitos, inesperadas surpresas.

No final do ano passado, depois do Natal, minha mãe decidiu comprar um computador, de uma vez por todas. Ela tinha o seu, meio antiguinho, mas mesmo para seu uso esporádico era lento demais.

Pesquisei um pouco as opções do mercado, considerando poder aquisitivo e desempenho computacional, para chegar a um preço em torno de R$ 1.000,00.

Preço definido, tivemos a ideia de procurar em um hipermercado próximo de casa. Facilidade e economia com transporte, além de poder presenciar a escolha, ao vivo e antecipadamente.

Chegando lá, os preços se mostravam desanimadores. Configurações mais simples por preço ligeiramente maiores. Parecia que daquela vez ainda não seria possível o tão esperado upgrade.

Coisas do destino, um prestativo vendedor nos interpelou. Ao questionar sobre nossas necessidades e desejos (além da disposição econômica), foi rapidamente pesquisar em seu sistema e nos trouxe uma proposta.

Por R$ 100,00 a mais, conseguiríamos um equipamento Core2Duo, com HD de 250 Gb e memória de 2Gb, mais Linux instalado. Soava uma boa proposta e animado perguntei a marca do equipamento proposto. Súbito espanto: CCE!

Mal lembrava que eles faziam computadores. Só havia na memória as antigas piadas em torno de sua linha de eletroeletrônicos, aliada aos trocadilhos com seu nome. Único jeito de decidir: ligar e tentar avaliar desempenho e características.

Ainda prestativo, o vendedor desmontou sua exposição para ligar a máquina em questão. Linux, sem acesso a Internet, restou-me carregar o Gimp para fazer uma ligeira avaliação. Execução surpreendente, em carga e manipulação de imagens.

Negócio fechado! Burocracia cumprida, porta-malas carregado, fomos para casa instalar a novidade. Manteríamos do jeito pré-configurado, com Linux e tudo, procurando preservar licenças e performance.

O sistema operacional azeitado, customizado até o último detalhe, facilitou o uso para todos os recursos. Gerenciamento de fotos, exibição de DVDs, edição de textos, navegação na Internet. E olha que foi temporariamente uma quase instinta conexão discada! Excelente e acessível escolha!

Certamente minha mãe fará excelente uso e poderá aproveitar muito a nova aquisição. Até as novidades de um desconhecido sistema são estímulo e interesse. Se desprezássemos prontamente, apenas pelo preconceito com a marca, perderíamos ótima oportunidade. Quem sabe a surpresa começa a transformação do acrônimo CCE para "Comprou, Conquistou, Encantou".

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu comprei um notebook cce e já estava triste por que só ví tópicos falando mal da marca! você me animou!!