sábado, 18 de agosto de 2007

Reforma

Toda reforma é um grande transtorno!

Reformamos para reparar, conservar ou melhorar. Por este ponto de vista a reforma é algo bom, mas talvez o incômodo seja conseqüência da remoção da zona de conforto, ainda que por um breve período.

Como não são suficientes as reformas civis em nossas residências, reformas da previdência e do judiciário, ainda em discussão, estamos na eminência da consolidação da reforma ortográfica na língua portuguesa.

Ela virá para aproximar mais os países falantes do idioma lusitano. E essa aproximação já demorou muito para se materializar, afinal o acordo firmado entre as nações é de 1990.

Na minha formação básica, lá nos idos da década de 80, já recebi a ortografia da língua com uma série de novidades provenientes de outra reforma ortográfica. O português realmente deve ser complicado (sem intenção de piada neste ponto :) ), pois em um curto espaço de tempo é passível de tantas reformas.

O lado bom é saber que a língua contínua viva e linda!

Depois me preocuparei na minha adaptação para lembrar se devo escrever lingüiça ou linguiça. Aliás, a segunda me soa muito estranha (tente lê-la como está escrita) e para o meu corretor ortográfico também. Vai ser uma disputa grande entre eles e nós até alguém corrigir todos os softwares disponíveis...

Nenhum comentário: