quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009

2009: Ano Internacional da Astronomia.

Bem que os biólogos desejaram transformá-lo no ano da Biologia. Referência a comemorações darwinianas, tal qual em 2005, Ano Internacional da Física, celebrou a teoria da relatividade de Einstein. Não deu...

Depois de um turbulento ano, ao menos economicamente, direcionamos nosso olhar para o céu, para o universo a nossa volta.

Os astros fascinam a humanidade por toda sua história. Quem seriam aqueles entes luminosos, presentes no céu noturno, a nos olhar altivamente, impassíveis a nossa sorte mundana?

Certas pessoas conceberam significados míticos aos tais personagens, fundaram a astrologia e derivados. Outros tantos se inquietaram e procuraram ir além. Desafiaram os deuses e lhes deram uma descrição física, natural.

Mundos tão distantes, praticamente observados por inferência, pela suposição da universalidade das leis físicas. Discutimos aquilo que, possivelmente, jamais verificaremos de perto. Pelo menos num futuro próximo...

Independentemente da verificação, o interesse por tais mundos, mesmo tão distantes, desenvolveu e desenvolve nossa ciência. A busca do entendimento destes gigantes propicia a compreensão de nossa realidade.

Começamos o ano com muitas promessas estrelares. O lugar-comum é Barack Obama, envolto por tamanha expectativa frente ao ineditismo de sua situação. Novos prefeitos estarão estreando em todo Brasil. Inícios de ano prometem esperanças e renovações, possibilidade de melhoria e recomeço.

Que um ano inspirado nas estrelas não nos tire o pé do chão. Estejamos preocupados em realizar as mais importantes concretizações de aspirações comuns e frutíferas a todos, fortalecidos na fraternidade no amor. Desejo que possamos ter saúde e paz para a conquista da tão almejada felicidade.

Feliz 2009!

Nenhum comentário: