terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BarackBerry

A mudança chegou!

Tecnologicamente, ao menos, parece que sim. Sem querer falar mais um pouco do novo presidente americano, mas já falando... Inevitável, principalmente quando o assunto é tecnologia.

Após oito anos de certa "idade das trevas", certo obscurantismo tecnológico, surgem luzes de novidades no governo americano.

Durante o governo Clinton assistimos o advento da Internet comercial. No último período, pouco mudou, fora quando algumas iniciativas ainda não foram podadas, das pesquisas com DNA ao ensino científico.

Uma vez eleito Barack Obama, um dos primeiros temas na mídia era seu uso intensivo de BlackBerrys. Só que presidentes naquele país eram totalmente desconectados, em todos os aspectos e meios.

Protegidos por um cerco de segurança e preocupação, toda e qualquer comunicação presidencial passa pelo crivo de equipes preparadíssimas.

Como solucionar o conflito? Seu staff foi acionado e conseguiram uma solução personalizada, para uma lista restritíssima de contatos. Um BlackBerry presidencial, simpaticamente batizado em alguns meios de BarackBerry.

Difícil distinguir se o apelido do gadget é bem-humorado ou preconceituoso... Basta ver a parte substituída no nome. O fato é imutável. Algo inédito foi concedido àquele presidente. E de abertura em abertura, as promessas de ventos inovadores ressoam pelos quatro cantos.

Aguardemos para ver o resultado. Na questão do "simples" BlackBerry, o desafio e gigantesco. Sabemos do inferno que é nos manter imunes a ataques. Dá para imaginar o trabalho do serviço secreto americano. Pelo menos será uma plataforma para desenvolvimento de muitas alternativas, com certeza secretíssimas.

Outras inovações também impressionam. É só dar uma visitadinha ao site do governo americano. Visual moderno e clean. A legítima Casa Branca virtual! Para completar encontramos o quê? Um blog! Tudo bem que não é diretamente o presidente, mas estão lá suas pretensões ou sua representação.

Ainda vale lembrar os vídeos e fotos da posse, enviados por participantes da cerimônia, registrados até mesmo por uma das "primeiras filhas". Promessas de investimento e pesquisa em energias renováveis, engajamento ambiental e outras promessas modernas. As mudanças parecem começar...

Um comentário:

René disse...

Realmente, o presidente 'mundial' é um cara atualizado com o mundo hi-tech. Iria mesmo precisar de um celuca especial para não ser espionado. Quero deixar uma colaboração para quem quiser saber um pouco mais sobre o tal Blackberry militar. Só um pouco, pois se eles revelarem tudo, 'ele' vai ser espionado de qualquer maneira!

http://bit.ly/sectera

http://bit.ly/video_sectera