sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Acordar

"O ser humano quando acordo é outro ser".

Ouvi este comentário, nesta semana, num programa de TV que nem me lembro qual. Coisa rápida, coisas do zapping.

Não que eu estivesse acordando, estava desperto, talvez perto de ir dormir, pois já era noite. Mesmo despretensiosa, a frase me chamou a atenção.

Conheço muita gente que o despertar tem todo um ritual. Daquelas pessoas para as quais a manhã só começa lá pelas 10:00h... Nem pense em reclamar, principalmente pela manhã.

Invariavelmente eu acordo pronto, bem diferente desse batalhão do clube de oníricos. Desconheço quais os motivos desse ritmo lento, desse engatar aos poucos.

Mais engraçado é o humor associado. Normalmente um certo mau humor. No mínimo apatia. Jeitão calado de poucas conversas. Se quiser provocar ao extremo, procure discutir algum assunto, ou então a relação, durante o café matinal. Saia correndo.

Viram bichos. Nem que seja lá no fundo de sua mudez, de seu olhar sisudo. Alguns exemplares nem fazem questão de omitir. De outro modo, anunciam, com a voz ou olhar, para qualquer incauto desavisado.

É divertido. Pelo menos eu acho assim... Essa história de colocar o despertador uma hora antes do horário (quando não é mais tempo...), e ficar prolongado, enrolando, até chegar na marca do pênalti. Muitas vezes a solução é sair correndo, para "não perder" a hora.

Despertar é tão bom. Receber as graças de um novo dia, em uma vida com tantas coisas para fazer! Quais serão as causas desse comportamento dos sonecas prolongados? Haverá relação com a vida moderna, com a preguiça ou com o stress?

Melhor mesmo respeitá-los, mesmo que para evitar encrenca. O mundo do sono também é delicioso. Cada um com sua quantidade. Seres de todos estes tipos, insones e sonâmbulos, humanos pelo dia ou indefinidos pelo acordar, sempre serão representantes da maravilhosa diversidade homo sapiens. A todos eles, um bom dia, sempre!

Nenhum comentário: