segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Viewzi

Hegemonia nos encurta a visão.

Olhem só o caso do Google... É tão onipresente em nossas buscas pela Internet que nem sempre pensamos em outra alternativa, nem mesmo refletimos se elas existem.

Algumas alternativas aparecem por aqui, em posts anteriores, como o Cuil e o Searchme. Pois é, elas existem e possuem recursos muito interessantes, bem diferentes das espartanas páginas de Mountain View.

É nessa hora que muitos companheiros, e outros tantos detratores, estão se rejubilando: ele falou visitou algo além do Google! Nunca fui exclusivista ou fundamentalista, só preciso de um bom motivo.

Nem é preciso uma espada de Thundera para ter a "visão além do alcance". Acreditem ou não, para encontrar outros buscadores (meio pleonástico, não?) basta o bom e velho Google! :)

Dos últimos "achados" (hoje é dia...) foi o Viewzi. Despretensioso e sorrateiro, ele está ativo há algum tempo, fornecendo respostas rápidas e com diversas interfaces elegantes, mais ou menos como as buscas específicas oferecidas pelo ator principal das pesquisas.

Com 19 tipos de visualizações diferentes, podemos receber desde uma lista textual com o resultado até uma galeria de screenshots das páginas encontradas. Interessante duas delas direcionadas a assuntos de celebridades, algo bem específico.

Há também duas dedicadas ao mundo das músicas, sendo uma por álbum e a outra por composição. Vídeos e fotos também foram lembrados, ganhando três das interfaces. O site conta até como uma para compras de maneira geral e outra específica para livros na Amazon.

Uma abundância inesperada de opções. Boa sacada uma delas que mistura os resultados dos quatro principais concorrentes: Google, Yahoo, Live e Ask. E por falar no desafio aos concorrentes, usa também o recurso do Google Timelime em mais uma visualização.

Fácil, fácil gastamos um considerável tempo explorando as alternativas e os resultados, é claro. Excelente segmentação para tentar dar conta da imensidão de dados presente na rede. Crítica feita àqueles presentes hegemônicos do establishment...

Paira certa dúvida sem resposta em toda a história... Será tão auspicioso o retorno obtido na produção de mecanismos de busca? Vale o investimento em desafiar os gigantes? Como bem pontuou um amigo, não estarão apenas mostrando curriculum para tentar uma futura aquisição?

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