quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mascote

Entusiasmo demais atrapalha.

Apóio a cultura popular e sua divulgação. Faço questão de pontuar o assunto e defender os ícones de nosso folclore, assunto de alguns posts por aqui.. A beleza de nossos mitos e lendas é indiscutível.

Daí a querer transformar o Saci no mascote da Copa do Mundo de 2014 já é exagero! Nada contra o moleque travesso, mas uma de suas principais características é ter uma perna só.

Como é que o saci vai conseguir jogar bola? Sem falar que é uma personagem fumante...

A idéia é da Sociedades dos Observadores de Saci, entidade que zela pela preservação da identidade cultural através da propagação do conteúdo do imaginário genuinamente brasileiro.

Bem legal o trabalho da entidade, mas nesse caso específico erraram um pouco na mão. Fizeram uma página no site para a campanha e sugerem que façamos um lobby para sugerir à CBF a escolha do menino de gorro vermelho.

Poderíamos apoiar o Curupira, outro carinha mítico do nosso povo. Seus pés tortos poderiam até remeter ao craque Garrincha, conhecido por suas pernas tortas. Sem vícios e tão esperto quanto seu companheiro de folclore, ainda tem cabelos de fogo, ótimos para subir na área adversária e cabecear!

E por falar em lembrar craques, de repente até o Pelezinho seria uma boa escolha. Apesar do lugar comum, o rei Pelé (seu inspirador) foi escolhido atleta do século, entre todas as modalidades. Somemos ao fato de ser obra de um desenhista extremamente brasileiro, Maurício de Sousa.

De mascotes equivocados já nos bastou o tal solzinho chamado Cauê. Nome com significado de saudação... Além do mais não somos descendentes dos Incas, estes sim povos adorados do deus Sol. Só que a votação foi popular e a maioria venceu.

Provavelmente, com a mascote da copa não será diferente... Se acontecer de realmente pleitearem o saci, e ele entrar na disputa, pode muito bem acabar como vencedor. Se bem que, vá lá, pode até representar adequadamente o futebol perneta que nossa seleção vem apresentando.

Nenhum comentário: