quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ASCII

Poucos recursos, muita criatividade.

Aviso de antemão que este é um post jurássico, ou sobre história, ou sobre coisas que os mais jovens nem imagina que existiu. No caso, brincadeiras com ASCII.

No remoto passado, mesmo que seja a pouco mais de uma década, os computadores possuíam uma interface mais rústica, quase áspera, baseada apenas em texto.

A representação das letras (caracteres) neste mundo foi codificada em uma tabela, chamada tabela ASCII. Letras e símbolos recebem um código, o conjunto de bits que os representam no computador.

Isso não foi empecilho para que seu uso mais criativo fosse feito. As formas deste conjunto poderiam ser compostas e representar mais do que símbolos fonéticos. Aproveitando apenas suas linhas, ou sua sobreposição para obter tons e contrastes, surgiu a ASCII Art.

Tal emaranhado de símbolos formava imagens, de simples grafismos a reproduções de fotografia. Para os casos mais complexos, há programas que realizam a conversão de uma imagem numa arte baseada em texto.

Quantas vezes vi essas imagens serem produzidas em impressoras matriciais, vagarosa e dispendiosamente. Sinfonia de marteladas e guinchos de cabeças de impressão. Por todos os cantos, usuários se fascinavam com os resultados obtidos! Algo chamado atualmente de 'viral'.

Pegue uma seqüência de imagens deste tipo, reproduza-as continuamente e teremos um ASCIImation. Um pequeno filme feito do intricado quebra-cabeça. Lembro-me bem de um dos primeiros... Um episódio inteiro de Star Wars!

Naquele tempo tínhamos que conectar em um servidor, através de telnet, para podermos assistir o filme completo. E dá-lhe esperança da conexão estar boa... Facilitando nossa vida, hoje é possível assistir a animação através de um site, com um pé nas costas com as velocidades atuais.

Ainda são feitas produções nessa área. Nostálgicos desafiadores ou novos descobridores da antiga arte. Até a banda AC/DC lançou um videoclipe baseado na 'tecnologia'. Apesar do inconveniente de ser distribuído em uma planilha de cálculos, pode-se ficar tranqüilo, baixá-lo e assisti-lo.

Pois é, o espírito da abstração e da criação continuam vivos através dos tempos. Se bem que, as sagas nos domínios Império Galáctico e os shows da banda dos irmãos Young não são grandes exemplos de modernidade. Combinam bem mais com o modo texto mesmo... :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Vale lembrar também daquela famosa imagem de Cristo que foi impressa incontáveis vezes por impressoras matriciais. Às vezes até enquadrada!