sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Parentesco

Longe dos olhos, mas perto do coração.

Se considerarmos válida a Teoria da Evolução, há cerca de 10 milhões de anos, uma ancestral comum deu origem a 5 grandes primatas: gorila, orangotango, homem, chimpanzé e bonobo.

Gorilas conquistas suas áreas e as defendem com grande agressividade. É comum o infanticídio quando dominam um novo grupo. Ainda bem que não nasci gorilinha, tendo que me defender de tamanha brutalidade ou ser seu agente.

Orangotangos passam a vida nas árvores, solitários, encontrando fêmeas para acasalar e nunca ver seus filhos. Viver nas alturas ajuda a se proteger dos grandes felinos que coabitam suas paragens. Uma vida nessas alturas faria o gênero de poucas pessoas.

Chimpanzés fêmeas, em seus períodos férteis, ficam com suas órgãos sexuais inchados a ponto de precisarem sentar de lado. Certamente nenhuma representante da espécie humana gostaria de passar alguns dias no mesmo com imenso volume entre as pernas. Já lhes basta a TPM!

Bonobos, de tão pacatos, comumente acabam dominados por grupos de fêmeas mandonas. Crescem em grupos harmônicas, com organizações claramente matriarcais. Inúmeros machos humanos morreriam loucos em situação igual.

Nós desenvolvemos uma complexa linguagem. Produzimos cultura e a comunicamos através de gerações. Conseguimos nos adaptar, superar nossas fraquezas biológicas através deste vínculo diferenciado e especial. Por isso nos sentimos privilegiados...

Ilusão do próprio umbigo! Nossos poucos milhões de anos de existência são um átimo na natureza. Os dinossauros dominaram o planeta por dezenas de milhões de anos e se extinguiram. Quem pode garantir nossa soberania e continuidade?

Compartilhamos 96,3% (como se os décimos fizessem diferença...) do DNA com orangotangos. Somos irmanados geneticamente em 98% com chimpanzés e bonobos, ou seja, praticamente irmãos. Se um cientista alienígena nos estudasse, provavelmente nos agruparia e diferenciaria pelas roupas e quantidade de pelos!

Olhando bem, a agressividade presente no transporte público em final de dia, o desrespeito de diversas pessoas pelas crianças e os mais velhos, as fugas que alguns encontram para os desafios da vida e a relação conturbada existente entre casais problemáticos, bem lá no fundo do coração vivemos a fazer macaquices.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que "Darwin deve revirar-se no caixão" quando alguém diz que o homem é descendente do macaco - por causa das confusões geradas pela distorção da teoria da evolução das espécies.

Pensando no que você escreveu...

Talvez o prórpio Darwin fosse o primeiro a dar o braço a torcer nesse contexto!