quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Plantável

Vivemos atolados num mar de papel!

Mesmo com todo meu esforço, ainda convivo com montanhas de papel, seja de documentos de trabalho, malas diretas por correio, ou qualquer outro vínculo ao mundo da celulose.

Aliás, as pessoas ainda são muito ligadas ao velho meio de transporte de informação, apesar das mais diversas e inovadoras formas que a tecnologia já nos presenteou.

Tudo bem, em grande parte será reciclado. Pelo menos conheço muitas pessoas preocupadas em separa o lixo, para disponibilizá-lo adequadamente à coleta seletiva.

Mas sabemos que reciclar gasta energia, o papel resultante não tem as mesmas características do original, ou seja, acaba por ser uma alternativa paliativa.

Infelizmente, seja por que foi dispensado diretamente no lixo orgânico, seja por que o pessoal do reciclável decidiu que não valia a pena o trabalho, muito destes resíduos acabam é na terra, enterrados, em lixões ou onde conseguirem 'abrigo'.

Já que é para enterrar, pelo menos que frutifique. Com essa idéia na cabeça, foi desenvolvido na Inglaterra o papel plantável. Preparado com sementes de algum vegetal, depois de perder sua função primeira, servirá de base para a germinação de uma plantinha.

A oficina de papel reciclado do Projeto Tear foi pioneira, aqui no Brasil, em lançar um produto com essa tecnologia. Desde março, comercializa papel composto com sementes de grama São Carlos. É 100% ecológico, sendo reciclado e não passando por nenhum processo químico.

Pensou em gramar o seu jardim? Adquira algumas resmas deste produto e depois de algum tempo tenha um lindo tapete verde em seu terreno! Mais inovações vêm por aí... Já estão sendo testadas sementes de salsinha, flores e árvores.

Parece uma boa solução e viável. Assim, aquele que servia de base para plantar e germinar idéias, passará a dar sustento a algo mais concreto. Quem dera bastasse enterrar para surtir o mesmo efeito no mundo das palavras.

Nenhum comentário: